.
  | home | cursos | producao | projetos | cadastro |  
.
 
  Cursos
. .
. .
 
  Mestrado >>
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
.
.
 
. .

. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
Projetos MidiaCiência
. .
  MidiaCiência Notícias
. .
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
. .
 

   Mestrado - Eventos

.

VII SEMINÁRIO DO CEHISP



MÉXICO ATUAL: PRÁTICAS DISCURSIVAS NA CIÊNCIA, NO ENSINO E NOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Organização Mónica G. Zoppi Fontana
CEHISP-IEL

DATAS: 8 de novembro e 11 de novembro de 2011
LOCAL: Sala de Colegiados - IEL

Inscrições: Secretaria de Extensão. Será fornecido certificado aos inscritos

Dando continuidade ao VII Seminário CEHISP  (Centro de  Pesquisa em Estudos Hispano-americanos) convidamos à comunidade acadêmica da Unicamp para as seguintes atividades:

DIA 8 de novembro às 10h Sala dos Colegiados IEL

Conferência da Profa Ms. Elin Emilsson (Universidad Nacional Pedagógica-México)

    O discurso como ponte entre o ensino de conteúdo e o ensino de espanhol L2 no contexto da educação intercultural bilíngue. O exemplo do projeto educacional de San Isidro, Michoacán.

Esta conferência se inscreve no Projeto “Comunidad indígena y educación inter-cultural bilingüe (CIEIB)” do estado de Michoacán, México, em escolas primárias oficiais, cujas línguas de ensino são o p’urehpecha e o espanhol. Foi adotada uma perspectiva discursiva como articuladora de conteúdos curriculares e ensino de língua.  Será apresentado o modelo didático baseado nessa perspectiva, que leva em consideração a análise de textos escolares. Mostraremos exemplos da aplicação do programa e da forma como as duas línguas se articulam no processo de ensino-aprendizagem no contexto da educação intercultural bilíngue.


DIA 8 de novembro às 14h  Sala dos Colegiados IEL

Conferência da Profa Ms. Elin Emilsson (Universidad Nacional Pedagógica-México)

    O movimento zapatista nos  anos 90 em México e a construção de seus interlocutores

Esta conferência tem finalidade dupla. Por um lado, refletir sobre as estratégias discursivas do movimento zapatista, notadamente as do Exército Zapatista de Liberação Nacional, que em 1 de janeiro de 1994 irrompeu na cena midiática e política pela tomada do poder em Municípios ao sul do Estado de Chiapas em México. A  aposta pela palavra neste movimento tem sido um de seus diferenciais e permitiu colocar na agenda nacional a questão indígena. Por um outro lado, desenvolver uma discussão teórico-metodológica sobre a unidade mínima da interação e sua pertinência para a análise da discurso político. Uma perspectiva triádica da interlocução resulta particularmente pertinente para compreender o estabelecimento de interlocutores por parte do EZLN. Faremos uma breve introdução ao tema, em seguida apresentaremos o trajeto discursivo do ator EZLN, tal como pode ser observado no género “Declaración” (comunicado) que caracteriza este movimento, refletindo a partir dele sobre as relações triádicas de interação.


DIA 11 de novembro às 10:30h Sala dos Colegiados IEL

Conferência da Profa. Dra. Ma. de Lourdes Berruecos Villalobos (Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco)

    Análise do Discurso da Divulgação Científica

    Esta atividade é realizada em parceria pelo CEHISP-IEL e o Mestrado em Divulgação Científica e Cultural-IEL LABJOR

Observação: As conferências serão ministradas em espanhol, mas haverá tradução ao português quando necessário.

Auto-apresentação dos professores convidados


Elin Emilsson

Tiene un grado de Bachelor of Arts de la Universidad de Brandeis, Massachusetts, EEUUA con concentración en antropología lingüística, una Maestría en Estudios Latinoamericanos de la Facultad de Ciencias Políticas de la Universidad Nacional Autónoma de México, y un Master en Ciencias del Lenguaje por la Universidad de París XIII.

Aunque ha trabajado principalmente en el área de la lingüística aplicada a la didáctica de lenguas, su interés por la relación entre la lengua y su uso así como por la dimensión preformativa de la lengua, la ha llevado a incursionar en el terreno del análisis del discurso mediático y político.

Ha trabajado en el Centro de Enseñanza de Lenguas Extranjeras y el Centro de Enseñanza para Extranjeros de la UNAM, en el Instituto Nacional para la Educación de Adultos, en la Universidad Autónoma Metropolitana, la Coordinación General para la Educación Intercultural Bilingüe y en el Colegio de México, entre otras instituciones. Actualmente labora en la Universidad Pedagógica Nacional, donde está a cargo de un programa de formación de profesores de inglés. Imparte cursos en la Licenciatura en Educación Indígena.

Es coautora de libros y materiales para la enseñanza de lenguas, incluyendo inglés, portugués, español, así como para alfabetización y educación para los adultos, así como varios artículos en torno al discurso zapatista.

 
 
 
 
 
home   |   cursos   |   produção   |   projetos   |   cadastro   |   mapa do site   |   webmaster

Labjor
Cid.Univ."Zeferino Vaz" Préd.Reit. V 3ºpiso CEP 13083-970
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599