O mestrado em divulgação científica e cultural - MDCC faz parte de um programa de pós-graduação interdisciplinar vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), ao Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e ao Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri). O curso pretende contribuir para que os estudantes sejam capazes de compreender a função social da ciência e da cultura do país, para que haja uma divulgação mais eficiente de sua produção. Pretende também, através da mídia, propiciar uma avaliação crítica das políticas de C&T no país, e da divulgação cultural de mercado. Espera-se ainda municiá-los com uma base sólida nas discussões atuais sobre divulgação científico-cultural. Com base na convergência das experiências de cientistas, jornalistas e críticos espera-se possibilitar aos acadêmicos uma perspectiva relevante e criativa de divulgação de seu trabalho e ao jornalista a chance de trabalhar adequadamente as complexas questões da ciência e da cultura.
O programa tem um Componente Obrigatório, composto por uma carga mínima de duas (02) disciplinas relacionadas aos conceitos centrais deste programa multidisciplinar, e um Componente Eletivo composto de duas (02) duas disciplinas dentre um elenco de disciplinas a serem oferecidas, ou, de acordo com sugestão do orientador, deverá cursar disciplinas oferecidas pela Unicamp adequadas ao seu campo específico de pesquisa.
Até o final do primeiro ano, o aluno deverá definir completamente a sua área de interesse e, dentro dela, elaborar e apresentar seu projeto de dissertação, com a ajuda de um orientador.
O mínimo de créditos em disciplinas exigido pelo curso é de 16 (8 no Componente Obrigatório e 8 no Componente Eletivo). As disciplinas são semestrais e, ocasionalmente, há disciplinas oferecidas durante as férias.