|
Labjor
|
. |
. |
|
|
. |
. |
|
|
. |
. |
|
|
. |
. |
|
|
. |
. |
|
|
|
|
|
O Labjor é um centro de referência,
no país e na América Latina, para a formação e para os estudos em
divulgação científica e cultural. Trabalhando, em suas diversas
atividades e programas acadêmicos, com os fenômenos contemporâneos
ligados à cultura científica, o Labjor oferece, de forma
multidisciplinar, a oportunidade de cursos de pós-graduação e de
realização de pesquisas e produtos culturais, que contribuem para a
compreensão e entendimento, para a análise e a explicação da dinâmica
das relações entre ciência e sociedade que, por sua vez, integram,
também dinamicamente, os fatos, eventos e acontecimentos próprios da
cultura científica.
Divulgação e cultura
científica
"Há um
conceito bastante difundido de que cabe à divulgação científica
preencher uma lacuna de informação que o leigo não tem em relação à
ciência, isto é, que o leigo é, portanto, analfabeto cientificamente.
Por isso os norte-americanos chamam essa atividade de scientific
literacy, que é alfabetização científica, isto é, tornar, portanto, o
leigo informado das questões da ciência. A partir de surveys e enquetes
sobre essa questão, notaram que também nos Estados Unidos o percentual
da população que tinha informação sobre muitas questões, eventos ou
fatos científicos era relativamente pequeno. Esse déficit de informação
- teoria do déficit - orientou durante muito tempo as atividades de
divulgação.
Entrevista com Carlos Vogt
publicada na edição 100 da revista ComCiência
Clique aqui e leia a entrevista na íntegra
|
|
|
|