Curso 81M – Mestrado – Divulgação Científica e Cultural
- Instituto de Estudos da Linguagem – IEL
- Programa de Divulgação Científica e Cultural
- Comissão de Pós Gradução (CPG)
Marcos Aurélio Barbai (Coordenador – gestão 2020/2022)
Greciely Cristina da Costa (membro titular – gestão 2020/2022)
Daniela Tonelli Manica (membro titular – gestão 2021/2022)
Karina Juliana Francisco (Representante discente titular – gestão 2022/2023)
Mariana Bochichi Hafiz (Representante discente suplente – gestão 2022/2023) - Secretaria de Pós-Graduação
Integralização
As durações mínima e máxima para a área de concentração Divulgação Científica e Cultural do curso de Mestrado são de 12 e 30 meses, respectivamente. O tempo considerado ideal pelo programa é de 24 meses. Para obter o título de Mestre em Divulgação Científica e Cultural, o aluno deverá cumprir o total de 16 créditos, sendo 8 em atividades obrigatórias e 8 créditos em atividades eletivas.
Avaliação e Reconhecimento
O curso de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural recebeu nota 5 na avaliação CAPES referente ao quadriênio 2017/2020 e foi reconhecido pela Portaria MEC 656, de 22/05/2017, publicada no D.O.U. de 23/05/2017. A nota máxima para cursos de mestrado é 5.
Requisitos para Obtenção do Título
Cumprir o total de créditos conforme especificado na integralização do curso e obter o coeficiente de rendimento mínimo de 2,5 a partir do 2º período letivo cursado.
Aptidão em Língua Estrangeira
A verificação da Capacitação em Língua Estrangeira será efetuada por uma Comissão de Qualificação nomeada a cada ano pela Comissão de Pós-Graduação do Programa, durante o processo de seleção. Alunos estrangeiros devem consultar o edital de ingresso.
Exame de Qualificação
Entende-se por Exame de Qualificação a apresentação, em forma de seminário aberto, de um texto produzido pelo aluno e que, no mínimo, apresente o projeto de pesquisa em andamento, acompanhado de material que evidencie a produção do aluno desde o ingresso no Curso de Mestrado. Preferencialmente, o aluno deverá realizar o exame de qualificação até o final do terceiro período letivo regular, após o seu ingresso no respectivo curso.
Defesa de Dissertação
A Dissertação de Mestrado não será, necessariamente, baseada em investigação inédita. São as seguintes normas adotadas para a defesa de dissertação, a qual somente poderá ser feita após o candidato ter satisfeito todos os requisitos anteriores:
1. O candidato deverá apresentar, em evento público, o seu trabalho de Dissertação. Embora não seja parte da defesa, a apresentação pública será considerada seu pré-requisito.
2. O Orientador da Dissertação solicitará à Comissão de Pós-Graduação a indicação da Comissão Julgadora da Dissertação, composta de 3 especialistas no assunto. O Orientador da Dissertação fará parte dessa Comissão.
A Banca será escolhida pela Comissão de Pós-Graduação do Programa a partir de lista redundante de nomes fornecidos pelo orientador, sendo um dos membros necessariamente externo ao curso, em conformidade com o Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e dos Cursos Lato Sensu da Unicamp.
Currículo do Curso
As disciplinas oferecidas pelo curso de mestrado, suas ementas e carga horária são disponibilizadas pelos Catálogos de Curso de Pós-Graduação. Os(as) estudantes devem consultar preferencialmente o catálogo do ano de ingresso no curso. Consulte aqui os Catálogos de Cursos de Pós-Graduação da Unicamp.