Mestrado
Descrição do curso
Processo Seletivo 2018/2019
Professores
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Vida acadêmica
Agenda de defesas
Pesquisas e Dissertações
Eventos e Publicações
Internacionalização e acesso

Curso 81M – Mestrado – Divulgação Científica e Cultural

Integralização

As durações mínima e máxima para a área de concentração Divulgação Científica e Cultural do curso de Mestrado são de 12 e 30 meses, respectivamente. O tempo considerado ideal pelo programa é de 24 meses. Para obter o título de Mestre em Divulgação Científica e Cultural, o aluno deverá cumprir o total de 16 créditos, sendo 0 em atividades obrigatórias e 16 créditos em atividades eletivas.

Avaliação e Reconhecimento

O curso de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural recebeu nota 4 na avaliação CAPES referente ao quadriênio 2013/2016 e foi reconhecido pela Portaria MEC 656, de 22/05/2017, publicada no D.O.U. de 23/05/2017. A nota máxima para cursos de mestrado é 5.

Requisitos para Obtenção do Título

Cumprir o total de créditos conforme especificado na integralização do curso e obter o coeficiente de rendimento mínimo de 2,5 a partir do 2º período letivo cursado.

Aptidão em Língua Estrangeira

A verificação da Capacitação em Língua Estrangeira será efetuada por uma Comissão de Qualificação nomeada a cada ano pela Comissão de Pós-Graduação do Programa, durante o processo de seleção. Alunos estrangeiros devem consultar o edital de ingresso.

Exame de Qualificação

Entende-se por Exame de Qualificação a apresentação, em forma de seminário aberto, de um texto produzido pelo aluno e que, no mínimo, apresente o projeto de pesquisa em andamento, acompanhado de material que evidencie a produção do aluno desde o ingresso no Curso de Mestrado. Preferencialmente, o aluno deverá realizar o exame de qualificação até o final do terceiro período letivo regular, após o seu ingresso no respectivo curso.

Defesa de Dissertação

A Dissertação de Mestrado não será, necessariamente, baseada em investigação inédita. São as seguintes normas adotadas para a defesa de dissertação, a qual somente poderá ser feita após o candidato ter satisfeito todos os requisitos anteriores:

1. O candidato deverá apresentar, em evento público, o seu trabalho de Dissertação. Embora não seja parte da defesa, a apresentação pública será considerada seu pré-requisito.

2. O Orientador da Dissertação solicitará à Comissão de Pós-Graduação a indicação da Comissão Julgadora da Dissertação, composta de 3 especialistas no assunto. O Orientador da Dissertação fará parte dessa Comissão.

A Banca será escolhida pela Comissão de Pós-Graduação do Programa a partir de lista redundante de nomes fornecidos pelo orientador, sendo um dos membros necessariamente externo ao curso, em conformidade com o Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e dos Cursos Lato Sensu da Unicamp.

Currículo do Curso

As disciplinas oferecidas pelo curso de mestrado, suas ementas e carga horária são disponibilizadas pelos Catálogos de Curso de Pós-Graduação. Os(as) estudantes devem consultar preferencialmente o catálogo do ano de ingresso no curso. Consulte aqui os Catálogos de Cursos de Pós-Graduação  da Unicamp.

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599
LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP