Mestrado
Descrição do curso
Processo Seletivo 2018/2019
Professores
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Vida acadêmica
Agenda de defesas
Pesquisas e Dissertações
Eventos e Publicações
Internacionalização e acesso

Procedimentos para matrícula de estudantes regulares

Matrícula em Disciplinas
Matrícula em disciplinas é um ato de responsabilidade do(a) estudante, de fundamental importância para manutenção de sua vida acadêmica. Deve ser efetuada a cada período letivo, via web, nos prazos previstos pelo Calendário Escolar.
Informações detalhadas sobre o procedimento de matrícula: consultar o site da Diretoria Acadêmica.

Alteração de Matrícula em disciplinas
É a inclusão e/ou exclusão de disciplinas na matrícula ou, ainda, a mudança de turma em disciplina que o aluno já está matriculado.
Informações detalhadas sobre o procedimento de alteração de matrícula em disciplinas: consultar o site da  Diretoria Acadêmica.

Desistência de matrícula em disciplina
Ocorre quando o(a) estudante, na impossibilidade de cumprir as atividades de uma determinada disciplina/turma, desiste de sua matrícula na mesma, nos períodos estabelecidos no Calendário Escolar.
Não é permitido desistir de todas as disciplinas em que está matriculado.
Informações detalhadas sobre o procedimento de desistência de matrícula em disciplinas: consultar o site da Diretoria Acadêmica.

Trancamento da Matrícula
Por motivos excepcionais, com a concordância do(a) Orientador(a) e a critério da Comissão de Pós-Graduação, o(a) estudante poderá efetuar até dois trancamentos de matrícula, consecutivos ou não, não computados para efeito do tempo máximo de integralização do Curso.
Conforme estabelecido no Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da Unicamp, o tempo de integralização remanescente no momento de cada solicitação deve ser maior ou igual à duração do trancamento solicitado.
Os pedidos só poderão ser apresentados durante o período fixado pelo Calendário Escolar. Durante sua vigência, o(a) estudant não pode cursar disciplina de Pós-Graduação na UNICAMP, efetuar exame de qualificação ou defender dissertação ou tese.
O trancamento de matrícula por razões médicas será regulamentado pela Comissão Central de Pós-Graduação – CCPG.
A solicitação de trancamento de matrícula é feita através do seguinte formulário.

Cancelamento da Matrícula
Conforme estabelecido no Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da Unicamp (Deliberação CONSU-A-010/2015), o(a) estudante terá sua matrícula automaticamente cancelada nos seguintes casos, sendo, portanto, desligado do Curso:
(i) – se, a partir do segundo período cursado, obtiver o Coeficiente de Rendimento inferior a 2,5;
(ii) – se não apresentar o diploma do curso superior;
(iii) – se não atender o estabelecido no Artigo 18 e no § 5º do Artigo 56 do Regimento Geral;
(iv) – se obtiver conceito D ou E em qualquer disciplina repetida, ou em mais do que uma disciplina;
(v) – se for reprovado na segunda instância do mesmo Exame de Qualificação;
(vi) – se exceder o tempo máximo de integralização estabelecido no Regulamento do Programa, respeitados os dispositivos do Artigo 15 do Regimento Geral;
(vii) – se tiver desempenho insatisfatório em atividades de pesquisa devidamente atestado pelo(a) orientador(a) e avalizado pela Comissão de Pós-Graduação – CPG.

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599
LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP