Linhas de Pesquisa

Linhas de pesquisa

O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) possui 4 linhas de pesquisa as quais se vinculam os pesquisadores, professores e docentes dos cursos oferecidos. A partir dessas linhas de pesquisa estruturam-se as investigações do laboratório.

 


Cultura científica

Reúne estudos sobre os fenômenos contemporâneos ligados à cultura científica, propondo análises sobre a divulgação e o jornalismo científicos que contribuam para a compreensão, entendimento e explicação da dinâmica das relações entre ciências, tecnologias e sociedade. Abarca, deste modo, análises sobre a produção e circulação das ciências em revistas, jornais, museus, sites institucionais, blogs, feiras de ciências, bem como no ensino das ciências e na formação de professores. Objetiva mapear e analisar discursos, representações e significações e seus impactos culturais, sociais e políticos. Propõe, também, a produção e desenvolvimento de conteúdos jornalísticos e de divulgação das ciências, nos mais diversos veículos, não apenas como meios de comunicação, mas como espaços de experimentação da escrita, do pensamento e da formação dos profissionais da área.

Literatura, artes e comunicação

Esta linha de pesquisa reúne estudos sobre a produção cultural, literária e artística (cinema, vídeo, fotografia, música, teatro, artes visuais, artes performáticas etc). Propõe reflexões sobre a produção contemporânea da cultura, por meio da descrição e análise crítica de artefatos, identificação das linhas de força que tencionam os campos culturais atuais e do exercício da intervenção cultural. Envolve investigações sobre jornalismo cultural e literário nos mais diversos veículos da imprensa e da mídia (impressa, radiofônica, televisiva, eletrônica), bem como estudos sobre as potencialidades políticas de imagens, palavras e sons na comunicação. Volta-se, também, aos estudos das interações entre artes, ciências, tecnologias e comunicação.

Informação, comunicação, tecnologia e sociedade

Volta-se à produção de estudos que visam a compreensão crítica, analítica e reflexiva dos processos históricos de produção e consolidação das ciências e tecnologias na contemporaneidade, e da presença e utilização de novas tecnologias para comunicação, incluindo novas mídias, internet, produção, armazenamento e cruzamento de informação. Esta linha de pesquisa ainda inclui as pesquisas realizadas no núcleo para o desenvolvimento de um sistema informatizado (SAPO) de buscas, nas mídias eletrônicas, da ocorrência de registros dos temas de C&T e do estabelecimento das dimensões quantitativas e qualitativas dessas ocorrências, com vistas a constituir indicadores culturais de C&T e a analisar o seu papel na dinâmica da cultura científica no mundo contemporâneo.

Percepção Pública da Ciência e Tecnologia

Estudos de percepção pública de ciências e tecnologias, incluindo pesquisas de opinião, pesquisas qualitativas, presença de ciência e tecnologia na mídia, construção e análise de indicadores e projetos de pesquisas que evidenciem a percepção das ciências e das tecnologias pela sociedade. Propõe, a partir de estudos realizados, a formulação de estratégias de comunicação e de divulgação científica, tendo em vista possibilidades efetivas de democratização de conhecimentos, processos e produtos e de participação pública nos sistemas de C&T. Investe, deste modo, na avaliação crítica das políticas de C&T nacionais e internacionais.

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599
LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP