Mestrado
Descrição do curso
Processo Seletivo 2018/2019
Professores
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Vida acadêmica
Agenda de defesas
Pesquisas e Dissertações
Eventos e Publicações
Internacionalização e acesso

Mestrado Divulgação Científica e Cultural


O Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural (PPG-DCC) apresenta um vasto campo de pesquisa e criação, no qual a interdisciplinaridade se efetua como uma força que advém da complexidade dos próprios problemas que se colocam para a área.

Exige, portanto, de estudantes, pesquisadores e professores a invenção de novos objetos de investigação e novas abordagens teórico-metodologicas que passam, necessariamente, pelo diálogo entre diversas disciplinas e múltiplas formas de expressão de conhecimentos, culturas, tecnologias, artes e ciências.

O programa, formalmente criado em 2007, nasce de uma parceria entre o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As atividades do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC) foram efetivamente iniciadas em 2008, e vinculadas à Área Interdisciplinar, com ênfase em Ciências Sociais e Humanidades.

Desde sua criação, o PPG-DCC conta com a participação de docentes de outras unidades da universidade o que o torna um espaço rico em diversidades de formações, bem como linhas de pesquisa. Além do IEL e Labjor, estão envolvidos nas atividades do PPG-DCC, professores e pesquisadores que também atuam no Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb); no Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), do Instituto de Geociências (IG); no Departamento de Multimeios (DMM), do Instituto de Artes (IA); no grupo Olho – Laboratório de Estudos Audiovisuais, da Faculdade de Educação (FE); no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH); no Instituto de Física “Gleb Wataghin (IFGW); e na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA).

O Mestrado tem como objetivo formar um profissional híbrido, que trabalhe com a ideia do sistema global de C&T e que, ao mesmo tempo, tenha uma formação cultural para produzir análises críticas e reflexivas dos objetos, sejam eles os avanços da C&T, os modos em que se dá a própria divulgação científica e tecnológica em nossa sociedade, ou as produções tecnológicas, eventos artísticos e culturais da atualidade.

Busca-se capacitar pesquisadores, comunicadores da ciência, jornalistas e outros interessados nessa abordagem interdisciplinar para que possam se dedicar ao estudo mais aprofundado dos debate sobre cultura, ciência e tecnologia a partir de diversos enfoques, buscando sempre a sua interconexão.

Em paralelo à formação de seus alunos, o MDCC pretende-se um espaço de construção de análises, estudos, pesquisas e intervenções no ambiente de produção de ciência e tecnologia, buscando interligar diferentes conhecimentos e saberes na produção de reflexões críticas sobre os impactos e efeitos do desenvolvimento tecnológico. Assim, pretende que sua produção acadêmica possa ser útil a formuladores de políticas públicas em alguma medida relacionadas à ciência e tecnologia.

Pretende-se que o egresso seja capaz de:
– Estudar e discutir a questão da Divulgação das Ciências, das Tecnologias e Culturas.
– Democratizar o conhecimento científico, tecnológico e cultural;
– Discutir criticamente a política científica e cultural do país;
– Contribuir para a divulgação da produção científica, tecnológica e cultural das áreas periféricas;
– Reduzir a distância entre os criadores do conhecimento e a opinião pública;
– Estabelecer a relação da produção científica, tecnológica e cultural com a vida cotidiana e as suas relações com a sociedade de um modo geral;
– Possibilitar a compreensão dos fenômenos da ciência e da cultura;
– Conciliar o rigor científico e crítico com a linguagem jornalística;
– Conscientizar os cientistas e críticos de cultura para a divulgação de sua produção;
– Contribuir para uma reflexão crítica sobre o conhecimento científico-cultural produzido no país.

O conjunto das disciplinas do MDCC propõe conexões entre ciências, tecnologias, linguagens, artes e culturas. O programa tem dois blocos de disciplinas, cada qual composto por uma carga mínima de duas (02) disciplinas relacionadas aos conceitos centrais deste programa interdisciplinar. De acordo com sugestão do orientador, o aluno poderá cursar disciplinas oferecidas pela Unicamp e outras universidades, que estejam relacionadas ao seu campo específico de pesquisa.

Veja também: a página do Labjor no Facebook

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599
LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP