Especialização
Processo Seletivo
Professores
Alunos

Pós-Graduação lato sensu em Jornalismo Científico

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Jornalismo Científico é oferecido pelo Labjor desde 1999, em parceria com o Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), do Instituto de Geociências, e com o Departamento de Multimeios, do Instituto de Artes, ambos da Unicamp. Tem duração de três semestres e se destina à formação de jornalistas científicos, divulgadores de ciência e assessores de comunicação de universidades e centros de pesquisa.

O curso é gratuito, tem duração de 3 semestres com aulas às segundas-feiras em período integral. O processo seletivo é composto por análise de texto e de currículo, numa primeira fase, e de prova escrita, prova de proficiência em inglês e entrevista, na segunda fase.

O objetivo do curso é capacitar jornalistas profissionais e cientistas para a divulgação científica, com a intenção de tornar público o debate sobre C&T e reduzir a distância entre o conhecimento científico e o cotidiano das pessoas. Para o cientista, esta é uma oportunidade de obter uma formação voltada à divulgação de pesquisas, que os cursos de graduação não contemplam. Para o jornalista, o curso pode contribuir para uma melhor compreensão do processo de produção da ciência, bem como da política científica nacional.

Além das disciplinas, os alunos participam de seminários e palestras com destacados jornalistas e cientistas que se dedicam à divulgação científica. Outras atividades oferecidas são as oficinas de jornalismo científico e de multimeios, que possibilitam o contato dos alunos com exercícios práticos de divulgação nas diversas mídias.

Como parte integrante do curso, os alunos são incentivados a elaborar reportagens e artigos, publicados em veículos impressos e eletrônicos, como as revistas ComCiência e Ciência e Cultura. Também têm a oportunidade desenvolver projetos de divulgação científica com a bolsa do programa Mídia Ciência, da Fapesp .

O curso teve, em sua primeira edição, em junho de 1999, uma procura de 145 candidatos para 30 vagas, distribuídos equilibradamente entre jornalistas e cientistas, o mesmo acontecendo na oferta do curso nas turmas seguintes.

Veja as informações sobre o processo seletivo 2015-2016.

Veja as disciplinas oferecidas (segue pdf anexo).

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599
LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP