.
Categorias de Produções


Estante Labjor

Como parte de seu trabalho de formação e produção na área de jornalismo e divulgação científica e cultural, o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp lança a Estante Labjor, uma coleção de livros digitais de acesso livre. A partir da seleção de dissertações defendidas no programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor – e também de teses e ensaios escritos em outros centros dedicados à área –, a ideia é que as pesquisas escolhidas passem por nova edição e adaptação, sendo assim formatadas como livros para download.


ComCiência

A Comciência é uma publicação eletrônica mensal que trata de assuntos ligados a todas as áreas das ciências e é produzida pelo Labjor-Unicamp desde agosto de 1999. É um importante espaço de experimentação da escrita e pensamento no campo do jornalismo científico no Brasil, bem como na formação dos profissionais que se dedicam a área.


Inovação

A Inovação – Revista Eletrônica de P,D&I é uma publicação online, feita a partir de uma parceria entre a Agência de Inovação Inova Unicamp e o Labjor. Lançada em setembro de 2014, a revista eletrônica é fruto da junção de dois projetos anteriores: Conhecimento & Inovação e o Boletim Inovação Unicamp.


Ensino Superior

A Ensino Superior busca, desde 2010, disseminar e qualificar o debate sobre ensino superior no Brasil e no mundo, discutindo e motivando discussões entre especialistas que consideram a formação de quadros profissionais e intelectuais – acima de tudo, de cidadãos – uma questão fundamental.


Ciência & Cultura - Temas e Tendências

A revista Ciência e Cultura nasceu em 1949, com objetivo de dimensionar o alcance da ciência e tecnologia, situando-se como espaço de reflexão de temas candentes, por meio de uma linguagem jornalística capaz de democratizar o acesso a esses temas. A revista é composta por um núcleo temático constituído de artigos, com diferentes enfoques, escritos por especialistas, sobre um tema eleito, e por notícias e atualidades nacionais e internacionais na área de ciência, tecnologia e cultura.


Revista do Edicc

A Revista do Edicc é uma publicação do programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor/IEL. Disponibiliza artigos resultantes dos trabalhos apresentados ou discutidos no Encontro de Divulgação de iência e Cultura (Edicc).


ClimaCom Cultura Científica – pesquisa, jornalismo e arte

Coordenada pelo Labjor-Unicamp, tem como objetivo criar um Sistema de Investigação, Gestão e Experimentação da Informação em Mudanças Climáticas (SIGEI-MC), para promover articulações inovadoras entre o público, as Sub-Redes já existentes na Rede CLIMA, as ciências humanas, a comunicação, a educação, a filosofia e as artes.


Rádio Oxigênio

O Oxigênio, dentro da programação da Web Rádio Unicamp, traz para os ouvintes, em edições quinzenais de 30 minutos, notas, reportagens, entrevistas e resenhas relacionadas ao universo das ciências no Brasil e no mundo. A coordenação de jornalismo do programa está sob a responsabilidade da jornalista Simone Pallone.


ComCiência e divulgação científica
Publicação de 274 páginas marca a edição 200 da revista de jornalismo científico do Labjor e celebra quase 20 anos de uma importante trajetória de experiências e experimentações na área de divulgação científica e cultural. O livro é dividido em três partes. A primeira delas traz artigos já publicados na revista, na edição nº 197 (Especial Divulgação Científica), além de contar com alguns textos inéditos de colaboradores nacionais e internacionais. A segunda parte contempla textos elaborados pelos alunos da décima turma do curso de especialização em jornalismo científico e cultural do Labjor. A terceira parte é uma rememoração especial da 100ª edição da revista.

Para além das máquinas de adorável graça
Com um recorte histórico que parte dos anos 1950, o jornalista, cientista social e doutor em Antropologia Rafael Evangelista traz uma abordagem original das ações e do pensamento hacker, esses apaixonados por tecnologia que adquirem prestígio entre seus pares a partir do enfrentamento de problemas complexos e suas ações criativas no desenvolvimento de software. O autor mostra como o hacking se consolidou no movimento do software livre e como essa mobilização tecnológica, enraizada nas práticas colaborativas e na produção do comum, obteve no Brasil um terreno fértil para a sua expansão. Segundo Evangelista, a ação e a ética hackers foram determinantes na construção dos sistemas que organizam as redes de comunicação digital e nos usos que fazemos delas hoje. Longe de uma apologia às potencialidades das grandes calculadoras que recebiam, então, o nome de computadores, Rafael Evangelista dedica parte do livro aos riscos à democracia abertos com as possibilidades de controle e vigilância dos cidadãos. Com título que remete ao poema de Richard Brautigan (Todos assistidos por máquinas de adorável graça), o livro é o segundo volume da coleção Democracia Digital, organizada pelo professor e sociólogo Sergio Amadeu da Silveira, com edição exclusivamente para o formato digital.

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599
LABORATÓRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMO - UNICAMP