Mestrado – Inscrições Homologadas Processo Seletivo 2022
INSCRIÇÕES PRORROGADAS: Projeto Internacional seleciona bolsista de pós-doutorado
Projeto internacional de divulgação científica seleciona bolsista TT-3 Fapesp
Podcast Mundaréu recebe o I Prêmio de Divulgação Científica da ABA
Comunidades da Unicamp reforçam ato pela democracia com foco na “banalidade do mal”
Prêmio FCW de Arte 2022 abre inscrições
Carlos Joly é o ganhador do Prêmio FCW de Ciência 2022
Colóquio Internacional aborda comunicação publica da ciência e tecnologia
Portal da Imprensa lança especial de Jornalismo Científico
Centro Cultural recebe exposição Ancestralidades mais que humanas

Projeto internacional de divulgação científica seleciona bolsista TT-3 Fapesp

Notícia publicada em: 12 de agosto de 2022

OPORTUNIDADE Bolsa TT-3 FAPESP

Projeto internacional sobre impactos do acesso aberto na divulgação científica seleciona bolsista TT-3 Fapesp

Sub-Projeto: O impacto do acesso aberto e da divulgação científica na produção científica e no engajamento público com a ciência

Coordenadora (Brasil): Dra Germana Barata, pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), e coordenadora da Especialização em Jornalismo Científico, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

RESUMO do projeto

A pandemia da Covid-19 mudou brusca e rapidamente a comunicação científica e a divulgação de notícias relacionadas à ciência e tecnologia. Uma doença desconhecida de todos pediu por colaborações, rapidez e acesso ao conhecimento que estava em desenvolvimento. Editoras científicas, instituições de pesquisa, cientistas e a mídia cuidaram em publicar informações estratégicas sobre a nova doença em acesso aberto. Este projeto analisará as relações do jornalismo com a produção científica sobre Covid-19, sobretudo aquela em acesso aberto, para entender se as mudanças ocorridas durante a pandemia significaram uma ruptura e uma cultura de maior abertura e diálogo entre cientistas e a mídia, entre o conhecimento científico e a sociedade, ou no “pós-pandemia” voltaram a ocupar o espaço que ocupavam? Este subprojeto pretende responder às seguintes questões: Aumentou o número de cientistas, instituições de pesquisa e ensino, e jornalistas engajados em divulgar a ciência durante e no pós-pandemia? O que mudou? O conhecimento publicado em acesso aberto ampliou sua presença na mídia? O acesso aberto permitiu mais divulgação, diversidade, equidade e inclusão de fontes de informação? Como a maior cobertura midiática sobre a ciência impactou o conhecimento científico e a tomada de decisão? Para tanto, este projeto analisará o impacto do acesso aberto na cobertura de ciência no Brasil e no exterior, e as transformações ocorridas na comunicação e na divulgação da ciência.

Candidatos/as: O/A bolsista TT-3 graduado(a) poderá ser de inúmeras áreas do conhecimento, mas preferencialmente com interesse e experiência em pesquisa e na prática em jornalismo ou divulgação científica. A bolsa permitirá capacitação na área de pesquisa, bem como na prática de jornalismo científico. O apoio do(a) bolsista será chave para a pesquisa e para garantir a divulgação pública dos dados, resultados de pesquisa e reflexões relacionadas ao VOICES, além de contribuir para o acesso aberto da ciência.

Bolsa TT-3 FAPESP:

1. Para candidatos graduados do nível superior, sem reprovações em seu histórico escolar; e
    b. Dedicação de 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa;
    c. Valor R$1.228,40 por até 12 meses.

As submissões podem ser realizadas até 31 de agosto ou até o preenchimento da vaga e os documentos devem ser submetidos para o email nudecri@unicamp.br

Documentos para inscrição:

Mais informações sobre o Projeto Internacional VOICES – O Valor da Abertura, Inclusão, Comunicação e Engajamento pela Ciência no mundo Pós-Pandemia (Processo 2021/07577-8)

Acesse o plano de trabalho.