Observatório da Imprensa completa 25 anos de crítica da mídia
Processo seletivo Mestrado 2021 / 2022: Lista de Aprovados
Centro Esportivo Virtual (CEV) comemora 25 anos
Podcast Mundaréu vence o Prêmio Anpocs de Divulgação Científica em Ciências Sociais
Produções ligadas ao Labjor são premiadas no 1º UnBcast – Encontro Internacional de Podcasts Universitários
Começa hoje congresso que trata de negacionismo em tempos de desinformação
Morre Carlos Terena, criador dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
Jornalismo científico perde Maurício Tuffani
Saberes indígenas e divulgação científica se misturam no ECOA MALOCA
Podcast “Mundaréu” lança segunda temporada

Observatório da Imprensa completa 25 anos de crítica da mídia

Notícia publicada em: 6 de dezembro de 2021

Com um evento no próximo dia 9 de dezembro, o Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo promove um evento online em comemoração dos 25 anos de existência do Observatório da Imprensa, 25 anos de atuação permanente na defesa do jornalismo e da liberdade de expressão.

Criado por Alberto Dines em 1996, o Observatório é um dos mais tradicionais espaços públicos de debate e crítica sobre a imprensa brasileira. Nascido digitalmente, o site reúne, em suas mais de 1100 edições, milhares de artigos, ensaios, debates e entrevistas.

O coordenador do Labjor, Carlos Vogt, comenta sobre o projeto e sobre o envolvimento do Labjor para a sua implementação: “o Observatório de Imprensa, projeto que Dines vinha realizando como atividade sistemática, sob outras formas e denominações, encontrou acolhida institucional no Labjor, plantou-se, floresceu e deu frutos, saborosamente criticos, que confirmaram, nestes 25 anos, a sua continuidade e permanência, pelo Projor, e o acerto do propósito pioneiro no país.”

O evento, virtual, ocorrerá na quinta-feira, dia 9/12, das 18h30 às 20h, e será composto por duas mesas. O debate será transmitido ao vivo pela página do Observatório no Facebook.

Abertura (18h30-18h35): Francisco Belda, presidente do Projor

Mesa 1 –  (18h35 – 19h15)
25 Anos do Observatório da Imprensa: Pioneirismo, memória e legado de Alberto Dines
Participantes:
Carlos Vogt (coordenador do Labjor), Norma Couri (colaboradora do OI) e Luiz Egypto (ex-editor do OI). Mediação: Simone Pallone (Labjor e dir. editorial do Projor)

Mesa 2 – (19h15 – 19h55)
O Observatório hoje: Significado e desafios da crítica do jornalismo
Participantes:
Eugênio Bucci (USP e Projor), Paula Melani (UEPG) e Pedro Varoni (UFSCar e ex-editor do OI). Mediação: Marco Chiaretti (editor do Observatório da Imprensa)

Encerramento – (19h55): Simone Pallone