Processo seletivo Mestrado 2021 / 2022: Lista de Aprovados
Centro Esportivo Virtual (CEV) comemora 25 anos
Podcast Mundaréu vence o Prêmio Anpocs de Divulgação Científica em Ciências Sociais
Produções ligadas ao Labjor são premiadas no 1º UnBcast – Encontro Internacional de Podcasts Universitários
Começa hoje congresso que trata de negacionismo em tempos de desinformação
Morre Carlos Terena, criador dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
Jornalismo científico perde Maurício Tuffani
Saberes indígenas e divulgação científica se misturam no ECOA MALOCA
Podcast “Mundaréu” lança segunda temporada
“Temos que resistir”: Carlos Vogt fala sobre os desafios atuais para a ciência e divulgação científica

Centro Esportivo Virtual (CEV) comemora 25 anos

Notícia publicada em: 8 de novembro de 2021

Projeto criado em 1996 reúne grande comunidade e cerca de 80 mil estudos da área esportiva

O Centro Esportivo Virtual (CEV) foi criado a partir da necessidade de facilitar a comunicação e a busca de informação por profissionais, estudantes e pesquisadores das áreas de educação física e esportes.

O portal criado em 1996 reúne hoje uma comunidade de 40 mil pessoas, debatendo e trocando dados sobre todos os segmentos da atividade física. As quase 80 mil obras cadastradas em seu acervo englobam artigos e periódicos, teses e trabalhos de congressos, entre outros documentos nacionais e estrangeiros. Na Unicamp, o CEV teve a sua primeira sede física, no Núcleo de Informática Biomédica (NIB), e foi um dos primeiros projetos do Labjor.

“O objetivo do CEV é ser a porta de entrada para a informação e documentação esportiva nacional e internacional”, diz o idealizador da iniciativa, Laércio Elias Pereira. O projeto começou durante a passagem de Pereira pela USP e culminou com o doutorado na Faculdade de Educação Física da Unicamp, em 1998, com título ”Centro Esportivo Virtual: um recurso de informação em Educação Física e Esportes na Internet”, tendo sido a primeira tese da Unicamp a ser transmitida pela Internet.

Natural de São Caetano do Sul (SP), Pereira cursou Educação Física na USP, foi treinador de handebol de seleções e um dos fundadores do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), além de passagem pelo Ministério dos Esportes.

Além de ser um imenso repositório de documentos para consulta, é também local importante de interação, tendo mais de 150 comunidades de debates sobre temas específicos. “O centro do CEV são as pessoas – vetores de tecnologia, como se diz em ciência da informação. Fazemos a ligação das páginas pessoais – quem é quem – com as publicações da biblioteca, as notas de participação nas comunidades e com outros autores que tenham participado na autoria de livros, artigos e bancas de mestrado e doutorado”, diz Pereira.

O portal de gestão do conhecimento baseado em comunidades virtuais em educação física, esportes, lazer e dança proporciona o intercâmbio de informação esportiva nacional e internacional, atendendo estudantes, pesquisadores e profissionais de várias áreas do conhecimento.

Saiba mais sobre as homenagens aos 25 anos do CEV no site.