Mestrado: Lista de aprovados – Processo Seletivo 2022
INSCRIÇÕES PRORROGADAS: Projeto Internacional seleciona bolsista de pós-doutorado
Projeto internacional de divulgação científica seleciona bolsista TT-3 Fapesp
Estudo do CGIbr aborda plataformas digitais e a rede pública de ensino brasileira
Mestrado: Lista de convocados para Entrevista – Processo Seletivo 2022
Mestrado – Inscrições Homologadas Processo Seletivo 2022
Podcast Mundaréu recebe o I Prêmio de Divulgação Científica da ABA
Comunidades da Unicamp reforçam ato pela democracia com foco na “banalidade do mal”
Prêmio FCW de Arte 2022 abre inscrições
Carlos Joly é o ganhador do Prêmio FCW de Ciência 2022

Centro Esportivo Virtual (CEV) comemora 25 anos

Notícia publicada em: 8 de novembro de 2021

Projeto criado em 1996 reúne grande comunidade e cerca de 80 mil estudos da área esportiva

O Centro Esportivo Virtual (CEV) foi criado a partir da necessidade de facilitar a comunicação e a busca de informação por profissionais, estudantes e pesquisadores das áreas de educação física e esportes.

O portal criado em 1996 reúne hoje uma comunidade de 40 mil pessoas, debatendo e trocando dados sobre todos os segmentos da atividade física. As quase 80 mil obras cadastradas em seu acervo englobam artigos e periódicos, teses e trabalhos de congressos, entre outros documentos nacionais e estrangeiros. Na Unicamp, o CEV teve a sua primeira sede física, no Núcleo de Informática Biomédica (NIB), e foi um dos primeiros projetos do Labjor.

“O objetivo do CEV é ser a porta de entrada para a informação e documentação esportiva nacional e internacional”, diz o idealizador da iniciativa, Laércio Elias Pereira. O projeto começou durante a passagem de Pereira pela USP e culminou com o doutorado na Faculdade de Educação Física da Unicamp, em 1998, com título ”Centro Esportivo Virtual: um recurso de informação em Educação Física e Esportes na Internet”, tendo sido a primeira tese da Unicamp a ser transmitida pela Internet.

Natural de São Caetano do Sul (SP), Pereira cursou Educação Física na USP, foi treinador de handebol de seleções e um dos fundadores do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), além de passagem pelo Ministério dos Esportes.

Além de ser um imenso repositório de documentos para consulta, é também local importante de interação, tendo mais de 150 comunidades de debates sobre temas específicos. “O centro do CEV são as pessoas – vetores de tecnologia, como se diz em ciência da informação. Fazemos a ligação das páginas pessoais – quem é quem – com as publicações da biblioteca, as notas de participação nas comunidades e com outros autores que tenham participado na autoria de livros, artigos e bancas de mestrado e doutorado”, diz Pereira.

O portal de gestão do conhecimento baseado em comunidades virtuais em educação física, esportes, lazer e dança proporciona o intercâmbio de informação esportiva nacional e internacional, atendendo estudantes, pesquisadores e profissionais de várias áreas do conhecimento.

Saiba mais sobre as homenagens aos 25 anos do CEV no site.