Processo seletivo Mestrado 2021 / 2022: Inscrições Homologadas
Produções ligadas ao Labjor são premiadas no 1º UnBcast – Encontro Internacional de Podcasts Universitários
Começa hoje congresso que trata de negacionismo em tempos de desinformação
Morre Carlos Terena, criador dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
Jornalismo científico perde Maurício Tuffani
Saberes indígenas e divulgação científica se misturam no ECOA MALOCA
Podcast “Mundaréu” lança segunda temporada
“Temos que resistir”: Carlos Vogt fala sobre os desafios atuais para a ciência e divulgação científica
Comunicado sobre retorno gradativo às atividades presenciais do Nudecri
Especialização em jornalismo científico terá aula inaugural dia 21
Carlos Vogt está entre os agraciados pelo prêmio Almirante Álvaro Alberto

Começa hoje congresso que trata de negacionismo em tempos de desinformação

Notícia publicada em: 27 de setembro de 2021

Começa hoje, às 19h, o 1º Congresso Brasileiro de Divulgação Científica, que terá como tema “Divulgação científica e negacionismo em tempos de desinformação”, do qual o Labjor é um dos organizadores. O evento será realizado totalmente on-line e gratuito, e a programação segue até o dia 30 de setembro.

O objetivo do congresso é ampliar o debate sobre a ciência e a divulgação científica e promover o diálogo entre seus agentes – jornalistas de todas as áreas, cientistas, professores, divulgadores, pesquisadores e estudantes. A programação inclui palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e de cases, minicursos e homenagens a jornalistas científicos e pesquisadores-divulgadores já falecidos.

Carlos Vogt, coordenador do Labjor e ex-reitor da Unicamp, será um dos palestrantes, além de Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Natália Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC); Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Claudia Collucci, jornalista da Folha de S. Paulo; Wilson Bueno, jornalista de ciência e professor sênior da Universidade de São Paulo (USP); Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Instituto Serapilheira; Douglas Falcão Silva, presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCM), entre outros.

As pesquisadoras do Labjor Germana Barata, Simone Pallone e Sabine Righetti participarão como mediadoras de mesas-redondas. Importantes projetos de divulgação científica desenvolvidos no Labjor serão apresentados entre os cases, como a Agência Bori e os podcasts Oxigênio e Ecoa Maloca. Estudantes já formados pelo Labjor ou finalizando suas dissertações também estarão presentes, apresentando suas pesquisas.

Graça Caldas, professora do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor/IEL é uma das organizadoras do evento, e é quem fará a homenagem à jornalista Wanda Jorge, que por mais de 15 anos se dedicou ao Labjor, à frente de relevantes projetos, sendo o mais longevo a revista Ciência e Cultura, publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Os professores José Marques de Mello e Isaac Epstein, dois dos primeiros professores do curso de Especialização em Jornalismo Científico do Labjor, ambos falecidos em 2018, também serão homenageados.

O congresso é organizado pela Acadêmica Agência de Comunicação, com apoio da Agência Fapesp, Instituto Serrapilheira, Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia, Academia Brasileira de Ciências (ABC), SBPC e Labjor-Unicamp, entre outros.

A programação e ficha de inscrição estão disponíveis em: www.academica.jor.br/congresso
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: academica.congressoDC@gmail.com