Mestrado: Lista de aprovados – Processo Seletivo 2022
INSCRIÇÕES PRORROGADAS: Projeto Internacional seleciona bolsista de pós-doutorado
Projeto internacional de divulgação científica seleciona bolsista TT-3 Fapesp
Estudo do CGIbr aborda plataformas digitais e a rede pública de ensino brasileira
Mestrado: Lista de convocados para Entrevista – Processo Seletivo 2022
Mestrado – Inscrições Homologadas Processo Seletivo 2022
Podcast Mundaréu recebe o I Prêmio de Divulgação Científica da ABA
Comunidades da Unicamp reforçam ato pela democracia com foco na “banalidade do mal”
Prêmio FCW de Arte 2022 abre inscrições
Carlos Joly é o ganhador do Prêmio FCW de Ciência 2022

Começa hoje congresso que trata de negacionismo em tempos de desinformação

Notícia publicada em: 27 de setembro de 2021

Começa hoje, às 19h, o 1º Congresso Brasileiro de Divulgação Científica, que terá como tema “Divulgação científica e negacionismo em tempos de desinformação”, do qual o Labjor é um dos organizadores. O evento será realizado totalmente on-line e gratuito, e a programação segue até o dia 30 de setembro.

O objetivo do congresso é ampliar o debate sobre a ciência e a divulgação científica e promover o diálogo entre seus agentes – jornalistas de todas as áreas, cientistas, professores, divulgadores, pesquisadores e estudantes. A programação inclui palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e de cases, minicursos e homenagens a jornalistas científicos e pesquisadores-divulgadores já falecidos.

Carlos Vogt, coordenador do Labjor e ex-reitor da Unicamp, será um dos palestrantes, além de Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Natália Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC); Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Claudia Collucci, jornalista da Folha de S. Paulo; Wilson Bueno, jornalista de ciência e professor sênior da Universidade de São Paulo (USP); Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Instituto Serapilheira; Douglas Falcão Silva, presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCM), entre outros.

As pesquisadoras do Labjor Germana Barata, Simone Pallone e Sabine Righetti participarão como mediadoras de mesas-redondas. Importantes projetos de divulgação científica desenvolvidos no Labjor serão apresentados entre os cases, como a Agência Bori e os podcasts Oxigênio e Ecoa Maloca. Estudantes já formados pelo Labjor ou finalizando suas dissertações também estarão presentes, apresentando suas pesquisas.

Graça Caldas, professora do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor/IEL é uma das organizadoras do evento, e é quem fará a homenagem à jornalista Wanda Jorge, que por mais de 15 anos se dedicou ao Labjor, à frente de relevantes projetos, sendo o mais longevo a revista Ciência e Cultura, publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Os professores José Marques de Mello e Isaac Epstein, dois dos primeiros professores do curso de Especialização em Jornalismo Científico do Labjor, ambos falecidos em 2018, também serão homenageados.

O congresso é organizado pela Acadêmica Agência de Comunicação, com apoio da Agência Fapesp, Instituto Serrapilheira, Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia, Academia Brasileira de Ciências (ABC), SBPC e Labjor-Unicamp, entre outros.

A programação e ficha de inscrição estão disponíveis em: www.academica.jor.br/congresso
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: academica.congressoDC@gmail.com