Saberes indígenas e divulgação científica se misturam no ECOA MALOCA
Podcast “Mundaréu” lança segunda temporada
“Temos que resistir”: Carlos Vogt fala sobre os desafios atuais para a ciência e divulgação científica
Comunicado sobre retorno gradativo às atividades presenciais do Nudecri
Especialização em jornalismo científico terá aula inaugural dia 21
Carlos Vogt está entre os agraciados pelo prêmio Almirante Álvaro Alberto
Mestrado Divulgação Científica e Cultural – Seleção 2020/2021
Inscrições Homologadas do mestrado do Labjor/IEL
Pesquisadores do Nudecri promovem debates temáticos e lançamento de livros

Saberes indígenas e divulgação científica se misturam no ECOA MALOCA

Notícia publicada em: 28 de janeiro de 2021

O podcast do Labjor entra em sua segunda temporada, com 4 novos episódios

O ECOA MALOCA é um podcast de divulgação de ciência e cultura indígenas, fruto de projeto lançado em outubro de 2019. A primeira temporada teve três episódios, e entra agora a segunda, composta por outros quatro: “Os indígenas e a pandemia”; “Línguas indígenas do Brasil”; “Astronomia e cosmologia indígena”; “População indígena, educação e universidade”.

Por meio da divulgação científica, o podcast busca empoderar os estudantes indígenas. O objetivo do ECOA MALOCA é proporcionar o diálogo sobre ciência e saberes indígenas, e fomentar o estabelecimento de elos entre as populações indígenas, a universidade, os pesquisadores e cientistas, e a sociedade em geral, tendo os alunos indígenas como protagonistas deste processo.

O projeto tem coordenação das professoras e pesquisadoras Germana Barata e Juliana Sangion. Integram a equipe desta temporada as estudantes do curso de especialização em divulgação  científica e cultural Carolina Bezerra, licenciada em física pela USP e editora, e Raquel Torres, comunicadora e relações públicas pela USP. Também participam Gustavo Campos e estudantes indígenas da Unicamp – que hoje somam 150 estudantes, de 33 etnias diferentes.

“Com programas e projetos como esse é que compartilhamos os nossos anseios de fato e nossas visões de mundo com o público em geral. Isso é fundamental, porque muitas vezes as pessoas ainda têm uma visão romantizada e equivocada sobre nós indígenas, nossos saberes e nossa cultura. Nesse sentido, o podcast é muito oportuno e esclarecedor”, diz Arlindo Baré, estudante indígena de engenharia elétrica da Unicamp.

A nova temporada

O primeiro episódio da nova temporada aborda de que modo os indígenas estão lidando com a pandemia, os números da pandemia e as formas de enfrentamento dos indígenas diante da doença.

O segundo episódio pretende contar um pouco sobre a cultura indígena, ressaltando um dos seus pontos cruciais: sua língua. Ao revelar que ainda hoje se falam no Brasil entre 150 a 180 línguas, o podcast  resgata dados históricos, etnográficos e linguísticos. O episódio tem a participação de Angel Corbera, professor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, e de  Paulo Henrique de Felipe, linguista e pesquisador do IEL. Para comentar sobre a importância da língua na cultura indígena, o episódio conta com a participação do estudante de linguística Luan Apiká.

O terceiro episódio trata da Astronomia sob a perspectiva da etnoastronomia e da arqueoastronomia. Para os indígenas, os saberes astronômicos fazem parte de uma leitura cotidiana do mundo, ajudando a determinar o melhor momento para plantio, colheita ou rituais sagrados. Este episódio tem como convidada Marisa Ortiz, professora de física e ciências e mestre em etnoastronomia.

O último episódio trata da educação, e abordada pelos estudantes Arlindo Baré, de engenharia elétrica, e John da Silva, de economia, que refletem sobre como os saberes indígenas são apresentados no conteúdo escolar, e a importância de suas formações universitárias para suas comunidades.

O ouvinte pode ter acesso ao podcast em:

Para mais informações, entre em contato pelos emails: raquel.mtorres@gmail.com; carolina0bezerra@gmail.com