Primeiro episódio conta sobre pesquisa em comunidade do bairro de Peixinhos, em Olinda (PE)
O Mundaréu, podcast de Antropologia e divulgação científica, lançou a segunda temporada do programa, que completou um ano de estreia. O primeiro episódio da nova temporada é o “Antropologia do vuco-vuco”, que busca refletir sobre o fazer antropológico de maneira prática e pé no chão. As convidadas da vez são Elisângela Maranhão, do “Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças” e Catarina Morawska Vianna, antropóloga e pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos (SP).
Ambas trabalham juntas, interlocutora e antropóloga, ao lado das mães, mulheres, crianças e adolescentes do Grupo Comunidade, que fica no bairro de Peixinhos, em Olinda (PE). O episódio apresenta, a partir do encontro de Elisângela e Catarina, reflexões sobre as variadas formas de violências existentes na região, além de discutir a diferença entre pesquisa colaborativa e pesquisa comunitária e os desafios da escrita e da co-autoria.
Nesta temporada, o podcast vai apresentar as pesquisas das coordenadoras do projeto, as antropólogas e professoras Daniela Manica (Labjor) e Soraya Fleischer (UnB), além de outras histórias da antropologia, processos de pesquisa e encontros em campo.
O Mundaréu é uma parceria entre o Departamento de Antropologia (DAN) da Universidade de Brasília e o Labjor. É um projeto de pesquisa, extensão e docência.
SERVIÇO
Segunda temporada: https://mundareu.labjor.unicamp.br/episodios/segunda-temporada/
E-mail: podcastmundareu@gmail.com