MDCC Edital 2022/2023
INSCRIÇÕES PRORROGADAS: Oportunidade de Bolsa Fapesp de Pós-doutorado para projeto VOICES que investigará acesso aberto, divulgação científica e impactos na sociedade.
Prêmio FCW de Arte 2022 abre inscrições
Carlos Joly é o ganhador do Prêmio FCW de Ciência 2022
Colóquio Internacional aborda comunicação publica da ciência e tecnologia
Portal da Imprensa lança especial de Jornalismo Científico
Centro Cultural recebe exposição Ancestralidades mais que humanas
Fapesp lança livro em comemoração aos 60 anos
Pesquisadoras do Labjor estarão no Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência
Lançamento da coletânea TIC, Governança da Internet e Gênero – Tendências e Desafios

Podcast “Mundaréu” lança segunda temporada

Notícia publicada em: 1 de dezembro de 2020

Primeiro episódio conta sobre pesquisa em comunidade do bairro de Peixinhos, em Olinda (PE)

O Mundaréu, podcast de Antropologia e divulgação científica, lançou a segunda temporada do programa, que completou um ano de estreia. O primeiro episódio da nova temporada é o “Antropologia do vuco-vuco”, que busca refletir sobre o fazer antropológico de maneira prática e pé no chão. As convidadas da vez são Elisângela Maranhão, do “Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças” e Catarina Morawska Vianna, antropóloga e pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos (SP).

Ambas trabalham juntas, interlocutora e antropóloga, ao lado das mães, mulheres, crianças e adolescentes do Grupo Comunidade, que fica no bairro de Peixinhos, em Olinda (PE). O episódio apresenta, a partir do encontro de Elisângela e Catarina, reflexões sobre as variadas formas de violências existentes na região, além de discutir a diferença entre pesquisa colaborativa e pesquisa comunitária e os desafios da escrita e da co-autoria.

Nesta temporada, o  podcast vai  apresentar as  pesquisas  das  coordenadoras  do  projeto, as antropólogas e professoras Daniela Manica (Labjor) e Soraya Fleischer (UnB), além de outras histórias da antropologia, processos de pesquisa e encontros em campo.

O Mundaréu é uma parceria entre o Departamento de Antropologia (DAN) da Universidade de Brasília  e  o  Labjor. É um projeto de pesquisa, extensão e docência.

SERVIÇO
Segunda temporada: https://mundareu.labjor.unicamp.br/episodios/segunda-temporada/
E-mail: podcastmundareu@gmail.com