Inscrições Homologadas do mestrado do Labjor/IEL
“Temos que resistir”: Carlos Vogt fala sobre os desafios atuais para a ciência e divulgação científica
Comunicado sobre retorno gradativo às atividades presenciais do Nudecri
Especialização em jornalismo científico terá aula inaugural dia 21
Carlos Vogt está entre os agraciados pelo prêmio Almirante Álvaro Alberto
Pesquisadores do Nudecri promovem debates temáticos e lançamento de livros
Carlos Vogt e Alcir Pécora também se manifestam contra o Projeto de Lei nº 529
COVID-19: Calendário, resoluções e informações da Pós-Graduação
Lançamento de livro sobre os 70 anos da SBPC inclui participação de pesquisadoras e ex-alunos do Labjor/Nudecri
Oxigênio estreia dois novos programas

Pesquisadores do Nudecri promovem debates temáticos e lançamento de livros

Notícia publicada em: 26 de agosto de 2020

O seminário ‘Ciências, Sentidos e Sociedades’ ocorre nos dias 27 e 28 de agosto e pode ser acompanhado através do site do Nudecri

Bianca Bosso, 26/08/2020

Na próxima quinta e sexta-feira o Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri/Unicamp) promoverá o evento ‘Ciências, Sentidos e Sociedades’. O encontro será transmitido online e reunirá pesquisadores do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb), ambos filiados ao Núcleo, para a apresentação das pesquisas em andamento nessas Unidades. O Seminário será marcado também pelo lançamento de livros recém-publicados, além da promoção de debates relacionados aos temas em questão.

A programação abrange temáticas como a relação entre Universidade e Sociedade, bem como discussões sobre memória, imagens e o espaço urbano. Cristiane Dias, Claudia Pfeiffer, Rafael Evangelista, Beatriz Azevedo e Carolina Rodriguez são alguns dos convidados que guiarão os debates. A pesquisadora Sabine Righetti também participará do debate ao propor uma reflexão sobre aspectos relacionados ao enfrentamento da covid-19. Carlos Vogt, coordenador do Labjor, encerrará o primeiro dia de debates falando sobre a trajetória deste laboratório, que é referência internacional sobre divulgação científica e cultural.

Simone Pallone, que atua como Coordenadora do Nudecri e também participará do evento, explica que “este será o segundo Seminário do Nudecri. Tivemos sempre vários eventos do Labjor e do Labeurb, mas ano passado resolvemos iniciar esse projeto de ter um evento único, no qual pudéssemos apresentar nossas pesquisas de forma conjunta, inclusive buscando eixos comuns dos dois laboratórios”.

O encontro contará também com o lançamento de sete livros publicados por pesquisadores e associados ao Nudecri, dentre eles “A linguagem vai à escola”, de Greciely Costa, “Floresta²” e “Conversas in-finitas”, de Susana Dias e “Por que falar em letramento científico?”, de Rodrigo Cunha. Além disso, a pesquisadora Eni Orlandi apresentará o livro “Análise automática do discurso”, traduzido do filósofo francês Michel Pêcheux.

Simone Pallone salienta que a promoção deste Seminário supre uma demanda de disseminação das pesquisas realizadas no Núcleo: “um evento nesse formato de apresentação era uma demanda dos nossos alunos, que muitas vezes diziam que não sabiam sobre pesquisas de outras pessoas do Núcleo”.

Saiba mais sobre o evento no instagram da Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp. Acesse a programação completa no site: www.nudecri.unicamp.br.

O que: Evento “Ciências, Sentidos e Sociedade”
Quando: Quinta-feira, 27 de agosto e sexta-feira, 28 de agosto, das 10h às 18h30.
Onde: Transmissão online através da página do Labeurb no Facebook: https://www.facebook.com/labeurb e pelo site do Nudecri: http://nudecri.unicamp.br/

Quanto: Gratuito. Não requer inscrição prévia.