Inscrições Homologadas do mestrado do Labjor/IEL
“Temos que resistir”: Carlos Vogt fala sobre os desafios atuais para a ciência e divulgação científica
Comunicado sobre retorno gradativo às atividades presenciais do Nudecri
Especialização em jornalismo científico terá aula inaugural dia 21
Carlos Vogt está entre os agraciados pelo prêmio Almirante Álvaro Alberto
Pesquisadores do Nudecri promovem debates temáticos e lançamento de livros
Carlos Vogt e Alcir Pécora também se manifestam contra o Projeto de Lei nº 529
COVID-19: Calendário, resoluções e informações da Pós-Graduação
Lançamento de livro sobre os 70 anos da SBPC inclui participação de pesquisadoras e ex-alunos do Labjor/Nudecri
Oxigênio estreia dois novos programas

Notícia publicada em: 8 de julho de 2020

Pesquisadoras do Labjor e ex-alunos participam do livro de 70 anos da SBPC

Lançamento será hoje (08/07), às 17hs, no YouTube e Facebook

Os 70 anos da história da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sua trajetória, desde sua criação em 1948, estão registrados nas 510 páginas do livro “Ciência para o Brasil – 70 anos da SBPC”. O lançamento oficial será hoje, dia 08 de julho, quarta-feira, em transmissão ao vivo pelos canais digitais da SBPC: youtubbe.com/canalsbpc e facebook.com/sbpc.

Participarão do lançamento do livro o sociólogo e ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, o bioquímico Jorge Guimarães e o físico José Goldemberg. Eles farão uma retrospectiva do papel da SBPC na vida científica, política e cultural do país, abrangendo as diferentes áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Biológicas e Exatas.

Estruturado em 15 capítulos, resgata a história da entidade, suas reuniões anuais em diferentes regiões brasileiras, sua defesa pela democracia e pelo desenvolvimento científico e tecnológico do país. Conta com a participação de pesquisadores, historiadores e jornalistas e divulgadores de ciência. A obra inclui ainda um capítulo rico em imagens de documentos, publicações, personalidades e eventos relevantes para a história da SBPC.

O livro é organizado pela biomédica e ex-presidente da SBPC (2011-2017) Helena Nader, a farmacêutica Vanderlan Bolzani, vice-presidente da SBPC (2015-2019), e o jornalista José Roberto Ferreira.

O Labjor tem participação ativa em diferentes conteúdos do livro com três de seus pesquisadores e jornalistas: no capítulo 6, Informação Científica para todos”, com autoria de Germana Barata e Graça Caldas; no capítulo 7, “Em país de maioria analfabeta, a SBPC lutou pela expansão do ensino público”, por Sabine Righetti e Nádia Pontes, correspondente do DW no Brasil, e ex aluna do Curso de Especialização em Jornalismo Científico; o capítulo 5, “Pelo interior do Brasil” da jornalista e ex-professora do Labjor, e também ex-coordenadora de Comunicação da SBPC, Fabíola de Oliveira, e no capítulo 10, “Vários idiomas, uma só linguagem”, do também ex-aluno de Especialização, Samuel Antenor.