COVID-19: Calendário, resoluções e informações da Pós-Graduação
Lançamento de livro sobre os 70 anos da SBPC inclui participação de pesquisadoras e ex-alunos do Labjor/Nudecri
Oxigênio estreia dois novos programas
Labjor apresenta Novo Plano de Contingência
Agência Bori, plataforma que irá conectar cientistas a jornalistas, será lançada este mês
Carlos Vogt recebe prêmio de Pesquisador Emérito do CNPq
Graça Caldas, pesquisadora do Labjor, é finalista do Troféu Mulher Imprensa
Convite para o 2º SIMBIOSE – 22/11/2019
Podcast aborda antropologia de maneira descomplicada e acessível
Carlos Vogt será membro honorário da Academia Paulista de Educação

Notícia publicada em: 8 de julho de 2020

Pesquisadoras do Labjor e ex-alunos participam do livro de 70 anos da SBPC

Lançamento será hoje (08/07), às 17hs, no YouTube e Facebook

Os 70 anos da história da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sua trajetória, desde sua criação em 1948, estão registrados nas 510 páginas do livro “Ciência para o Brasil – 70 anos da SBPC”. O lançamento oficial será hoje, dia 08 de julho, quarta-feira, em transmissão ao vivo pelos canais digitais da SBPC: youtubbe.com/canalsbpc e facebook.com/sbpc.

Participarão do lançamento do livro o sociólogo e ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, o bioquímico Jorge Guimarães e o físico José Goldemberg. Eles farão uma retrospectiva do papel da SBPC na vida científica, política e cultural do país, abrangendo as diferentes áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Biológicas e Exatas.

Estruturado em 15 capítulos, resgata a história da entidade, suas reuniões anuais em diferentes regiões brasileiras, sua defesa pela democracia e pelo desenvolvimento científico e tecnológico do país. Conta com a participação de pesquisadores, historiadores e jornalistas e divulgadores de ciência. A obra inclui ainda um capítulo rico em imagens de documentos, publicações, personalidades e eventos relevantes para a história da SBPC.

O livro é organizado pela biomédica e ex-presidente da SBPC (2011-2017) Helena Nader, a farmacêutica Vanderlan Bolzani, vice-presidente da SBPC (2015-2019), e o jornalista José Roberto Ferreira.

O Labjor tem participação ativa em diferentes conteúdos do livro com três de seus pesquisadores e jornalistas: no capítulo 6, Informação Científica para todos”, com autoria de Germana Barata e Graça Caldas; no capítulo 7, “Em país de maioria analfabeta, a SBPC lutou pela expansão do ensino público”, por Sabine Righetti e Nádia Pontes, correspondente do DW no Brasil, e ex aluna do Curso de Especialização em Jornalismo Científico; o capítulo 5, “Pelo interior do Brasil” da jornalista e ex-professora do Labjor, e também ex-coordenadora de Comunicação da SBPC, Fabíola de Oliveira, e no capítulo 10, “Vários idiomas, uma só linguagem”, do também ex-aluno de Especialização, Samuel Antenor.