Processo seletivo Mestrado 2021 / 2022: Divulgação Científica e Cultural
Jornalismo científico perde Maurício Tuffani
Saberes indígenas e divulgação científica se misturam no ECOA MALOCA
Podcast “Mundaréu” lança segunda temporada
“Temos que resistir”: Carlos Vogt fala sobre os desafios atuais para a ciência e divulgação científica
Comunicado sobre retorno gradativo às atividades presenciais do Nudecri
Especialização em jornalismo científico terá aula inaugural dia 21
Carlos Vogt está entre os agraciados pelo prêmio Almirante Álvaro Alberto
Mestrado Divulgação Científica e Cultural – Seleção 2020/2021

Oxigênio estreia dois novos programas

Notícia publicada em: 17 de junho de 2020

Quarentena” e “Momento Animal” passaram a integrar a programação do podcast.

Por Carolina Sotério e Caroline Marques Maia

Mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus, os estudantes da especialização em jornalismo científico do Labjor não pararam a produção. Além dos esforços do Lab-19 em cobrir assuntos relacionados à covid-19, dois programas de rádio também foram lançados recentemente: a série Quarentena e os spots do Momento Animal. Com formatos e conteúdos diferentes, são produções que agora integram a programação do Oxigênio e contam com a supervisão de Simone Pallone de Figueiredo.

Estreado em meio às medidas de distanciamento social no Brasil, o Quarentena é uma série narrativa sobre a pandemia do novo coronavírus, produzida e apresentada por Carolina Sotério. No primeiro episódio, intitulado “Mundo à distância”, o programa tratou das dificuldades e preocupações em migrar para o digital. Já no segundo, chamado “Ok, computador”, a série trouxe alternativas para quem quer colaborar com as pesquisas sobre o novo coronavírus sem sair de casa.

Cada episódio tem duração média de 20 minutos e conta com um conteúdo repleto de entrevistas e analogias com o literário. O programa está disponível no site do Oxigênio, na Web Rádio Unicamp e nos principais agregadores de podcasts. Além disso, a série está nas redes sociais como @castquarentena (Instagram e Twitter) e fb.com/quarentenapodcast.

Já o programa Momento Animal traz uma série de spots curtinhos, mas com temas interessantes sobre comportamento e bem-estar animal. A ideia é passar informações importantes sobre dor e qualidade de vida em menos de 2 minutos. A produção recebe apoio da Fapesp e faz parte da divulgação científica do projeto Dor e qualidade de vida em animais, que é desenvolvido pelo grupo de pesquisa coordenado pelo professor Stelio Luna, da Unesp.

Os spots são produzidos e apresentados por Caroline Marques Maia e contam com a colaboração de Octávio Silva, Gustavo Campos e Samuel Ribeiro. Momento animal está disponível em 12 spots na Rádio Unicamp, no podcast Oxigênio, na Agência 14News, no blog ComCiência Animal e nos intervalos da programação da rádio Municipalista de Botucatu.