Confira o novo calendario da pos-graduação
Lançamento de livro sobre os 70 anos da SBPC inclui participação de pesquisadoras e ex-alunos do Labjor/Nudecri
Oxigênio estreia dois novos programas
Labjor apresenta Novo Plano de Contingência
Agência Bori, plataforma que irá conectar cientistas a jornalistas, será lançada este mês
Carlos Vogt recebe prêmio de Pesquisador Emérito do CNPq
Graça Caldas, pesquisadora do Labjor, é finalista do Troféu Mulher Imprensa
Convite para o 2º SIMBIOSE – 22/11/2019
Podcast aborda antropologia de maneira descomplicada e acessível
Carlos Vogt será membro honorário da Academia Paulista de Educação

Oxigênio estreia dois novos programas

Notícia publicada em: 17 de junho de 2020

Quarentena” e “Momento Animal” passaram a integrar a programação do podcast.

Por Carolina Sotério e Caroline Marques Maia

Mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus, os estudantes da especialização em jornalismo científico do Labjor não pararam a produção. Além dos esforços do Lab-19 em cobrir assuntos relacionados à covid-19, dois programas de rádio também foram lançados recentemente: a série Quarentena e os spots do Momento Animal. Com formatos e conteúdos diferentes, são produções que agora integram a programação do Oxigênio e contam com a supervisão de Simone Pallone de Figueiredo.

Estreado em meio às medidas de distanciamento social no Brasil, o Quarentena é uma série narrativa sobre a pandemia do novo coronavírus, produzida e apresentada por Carolina Sotério. No primeiro episódio, intitulado “Mundo à distância”, o programa tratou das dificuldades e preocupações em migrar para o digital. Já no segundo, chamado “Ok, computador”, a série trouxe alternativas para quem quer colaborar com as pesquisas sobre o novo coronavírus sem sair de casa.

Cada episódio tem duração média de 20 minutos e conta com um conteúdo repleto de entrevistas e analogias com o literário. O programa está disponível no site do Oxigênio, na Web Rádio Unicamp e nos principais agregadores de podcasts. Além disso, a série está nas redes sociais como @castquarentena (Instagram e Twitter) e fb.com/quarentenapodcast.

Já o programa Momento Animal traz uma série de spots curtinhos, mas com temas interessantes sobre comportamento e bem-estar animal. A ideia é passar informações importantes sobre dor e qualidade de vida em menos de 2 minutos. A produção recebe apoio da Fapesp e faz parte da divulgação científica do projeto Dor e qualidade de vida em animais, que é desenvolvido pelo grupo de pesquisa coordenado pelo professor Stelio Luna, da Unesp.

Os spots são produzidos e apresentados por Caroline Marques Maia e contam com a colaboração de Octávio Silva, Gustavo Campos e Samuel Ribeiro. Momento animal está disponível em 12 spots na Rádio Unicamp, no podcast Oxigênio, na Agência 14News, no blog ComCiência Animal e nos intervalos da programação da rádio Municipalista de Botucatu.