MDCC Edital 2022/2023
INSCRIÇÕES PRORROGADAS: Oportunidade de Bolsa Fapesp de Pós-doutorado para projeto VOICES que investigará acesso aberto, divulgação científica e impactos na sociedade.
Prêmio FCW de Arte 2022 abre inscrições
Carlos Joly é o ganhador do Prêmio FCW de Ciência 2022
Colóquio Internacional aborda comunicação publica da ciência e tecnologia
Portal da Imprensa lança especial de Jornalismo Científico
Centro Cultural recebe exposição Ancestralidades mais que humanas
Fapesp lança livro em comemoração aos 60 anos
Pesquisadoras do Labjor estarão no Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência
Lançamento da coletânea TIC, Governança da Internet e Gênero – Tendências e Desafios

Oxigênio estreia dois novos programas

Notícia publicada em: 17 de junho de 2020

Quarentena” e “Momento Animal” passaram a integrar a programação do podcast.

Por Carolina Sotério e Caroline Marques Maia

Mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus, os estudantes da especialização em jornalismo científico do Labjor não pararam a produção. Além dos esforços do Lab-19 em cobrir assuntos relacionados à covid-19, dois programas de rádio também foram lançados recentemente: a série Quarentena e os spots do Momento Animal. Com formatos e conteúdos diferentes, são produções que agora integram a programação do Oxigênio e contam com a supervisão de Simone Pallone de Figueiredo.

Estreado em meio às medidas de distanciamento social no Brasil, o Quarentena é uma série narrativa sobre a pandemia do novo coronavírus, produzida e apresentada por Carolina Sotério. No primeiro episódio, intitulado “Mundo à distância”, o programa tratou das dificuldades e preocupações em migrar para o digital. Já no segundo, chamado “Ok, computador”, a série trouxe alternativas para quem quer colaborar com as pesquisas sobre o novo coronavírus sem sair de casa.

Cada episódio tem duração média de 20 minutos e conta com um conteúdo repleto de entrevistas e analogias com o literário. O programa está disponível no site do Oxigênio, na Web Rádio Unicamp e nos principais agregadores de podcasts. Além disso, a série está nas redes sociais como @castquarentena (Instagram e Twitter) e fb.com/quarentenapodcast.

Já o programa Momento Animal traz uma série de spots curtinhos, mas com temas interessantes sobre comportamento e bem-estar animal. A ideia é passar informações importantes sobre dor e qualidade de vida em menos de 2 minutos. A produção recebe apoio da Fapesp e faz parte da divulgação científica do projeto Dor e qualidade de vida em animais, que é desenvolvido pelo grupo de pesquisa coordenado pelo professor Stelio Luna, da Unesp.

Os spots são produzidos e apresentados por Caroline Marques Maia e contam com a colaboração de Octávio Silva, Gustavo Campos e Samuel Ribeiro. Momento animal está disponível em 12 spots na Rádio Unicamp, no podcast Oxigênio, na Agência 14News, no blog ComCiência Animal e nos intervalos da programação da rádio Municipalista de Botucatu.