Últimas notícias
Agência Bori, plataforma que irá conectar cientistas a jornalistas, será lançada este mês
Carlos Vogt recebe prêmio de Pesquisador Emérito do CNPq
Graça Caldas, pesquisadora do Labjor, é finalista do Troféu Mulher Imprensa
Convite para o 2º SIMBIOSE – 22/11/2019
Podcast aborda antropologia de maneira descomplicada e acessível
Carlos Vogt será membro honorário da Academia Paulista de Educação
Mestrado Seleção 2019/2020: Resultado Final
Inscrições Abertas: Simpósio 20 anos de Especialização em Jornalismo Científico
Evento aberto: SIMBIOSES – Água, matéria viva
Seminário de Percepção Pública de C&T

Arquivo de notícias

Agência Bori, plataforma que irá conectar cientistas a jornalistas, será lançada este mês


Notícia publicada em: 6 de fevereiro de 2020

A Agência Bori, plataforma que irá conectar cientistas a jornalistas, será lançada dia 12 de fevereiro, às 9h, no Auditório do IFT-Unesp, na Barra Funda, São Paulo.

A agência será um canal de divulgação da produção de conhecimento no país a jornalistas. A ideia é aumentar a presença de ciência e de estudos brasileiros, em todas as áreas, na mídia nacional – e, assim, ampliar o acesso da sociedade ao que produzem as universidades e institutos de ensino e pesquisa brasileiros. O projeto tem apoio financeiro da Fapesp e do Instituto Serrapilheira e apoio institucional do SciELO.

Para fazer parte desta rede, instituições de ensino e pesquisa, universidades, departamentos, grupos de pesquisa, ONGs e empresas que produzem conhecimento poderão assinar a agência Bori para divulgar os estudos inéditos e recentes produzidos por seus pesquisadores. Jornalistas podem se cadastrar gratuitamente para ter acesso a uma área exclusiva.

As coordenadoras da Bori são Sabine Righetti, pesquisadora do Labjor, e Ana Paula Morales, pesquisadora associada do Labjor. No lançamento da plataforma haverá debate aberto ao público sobre o jornalismo científico no Brasil. Na mesa de debates estarão Mariana Versolato, editora de Ciência e Saúde da Folha de S. Paulo; Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, e Abel Packer, diretor do Programa SciELO Network/Fapesp.

Ainda na programação, será lançado também o Open Box da Ciência, projeto jornalístico produzido pela Gênero e Número. O especial destaca, em diferentes plataformas, 50 perfis de mulheres cientistas que vêm produzindo e articulando o campo acadêmico brasileiro.

Mais informações no site da Agência Bori: https://abori.com.br

 

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588
Ver endereço para envio de correspondências
LABORATÓRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMO - UNICAMP