Começa hoje congresso que trata de negacionismo em tempos de desinformação
Processo seletivo Mestrado 2021 / 2022: Inscrições Homologadas
Morre Carlos Terena, criador dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
Jornalismo científico perde Maurício Tuffani
Saberes indígenas e divulgação científica se misturam no ECOA MALOCA
Podcast “Mundaréu” lança segunda temporada
“Temos que resistir”: Carlos Vogt fala sobre os desafios atuais para a ciência e divulgação científica
Comunicado sobre retorno gradativo às atividades presenciais do Nudecri
Especialização em jornalismo científico terá aula inaugural dia 21
Carlos Vogt está entre os agraciados pelo prêmio Almirante Álvaro Alberto

Podcast aborda antropologia de maneira descomplicada e acessível

Notícia publicada em: 13 de novembro de 2019

Podcast aborda antropologia de maneira descomplicada e acessível

Produzido no Labjor, da Unicamp, programa de áudio foca no diálogo entre pesquisadores e interlocutores de pesquisa

Há quem diga que a antropologia seja a área mais exótica e menos conhecida das ciências sociais. Mas, se depender das pesquisadoras Soraya Fleischer e Daniela Manica, essa noção está com os dias contados. Com estreia no dia 12 de novembro, o podcast Mundaréu pretende contribuir para humanizar pesquisadores e membros da comunidade, levando a antropologia para públicos que pouco conhecem a área, numa linguagem agradável e acessível, sem tanto jargão e palavreio técnico.

Nele, Daniela e Soraya colocam antropólogos para conversar com os seus interlocutores – ou seja, pessoas que fazem parte da “comunidade” estudada – e o resultado são histórias engrandecidas por diferentes percepções. “O formato escolhido primou falar com a outra pessoa, não somente falar da ou sobre essa pessoa. Isso permite que a antropologia seja questionada, provocada e, ao mesmo tempo, enriquecida”, conta Soraya, antropóloga e professora da Universidade de Brasília.

O objetivo é que o Mundaréu possa ser usado não apenas como material didático em sala de aula, mas que transpasse as barreiras das instituições de ensino. “Pretendemos fazer chegar efeitos e desdobramentos da pesquisa acadêmica às comunidades que tornam possível a produção do conhecimento antropológico”, diz Daniela Manica, antropóloga e pesquisadora da Unicamp.

O podcast pode ser ouvido no site mundareu.labjor.unicamp.br e nas demais plataformas de streaming.

Mundaréu vem sendo desenvolvido como um desdobramento do Oxigênio, podcast de divulgação científica produzido no Labjor, e com apoio da Rádio Unicamp e do podcast 37 graus.

Texto: Camila Pissolito
Foto: Vinicius Fonseca