MDCC Edital 2022/2023
INSCRIÇÕES PRORROGADAS: Oportunidade de Bolsa Fapesp de Pós-doutorado para projeto VOICES que investigará acesso aberto, divulgação científica e impactos na sociedade.
Prêmio FCW de Arte 2022 abre inscrições
Carlos Joly é o ganhador do Prêmio FCW de Ciência 2022
Colóquio Internacional aborda comunicação publica da ciência e tecnologia
Portal da Imprensa lança especial de Jornalismo Científico
Centro Cultural recebe exposição Ancestralidades mais que humanas
Fapesp lança livro em comemoração aos 60 anos
Pesquisadoras do Labjor estarão no Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência
Lançamento da coletânea TIC, Governança da Internet e Gênero – Tendências e Desafios

Podcast aborda antropologia de maneira descomplicada e acessível

Notícia publicada em: 13 de novembro de 2019

Podcast aborda antropologia de maneira descomplicada e acessível

Produzido no Labjor, da Unicamp, programa de áudio foca no diálogo entre pesquisadores e interlocutores de pesquisa

Há quem diga que a antropologia seja a área mais exótica e menos conhecida das ciências sociais. Mas, se depender das pesquisadoras Soraya Fleischer e Daniela Manica, essa noção está com os dias contados. Com estreia no dia 12 de novembro, o podcast Mundaréu pretende contribuir para humanizar pesquisadores e membros da comunidade, levando a antropologia para públicos que pouco conhecem a área, numa linguagem agradável e acessível, sem tanto jargão e palavreio técnico.

Nele, Daniela e Soraya colocam antropólogos para conversar com os seus interlocutores – ou seja, pessoas que fazem parte da “comunidade” estudada – e o resultado são histórias engrandecidas por diferentes percepções. “O formato escolhido primou falar com a outra pessoa, não somente falar da ou sobre essa pessoa. Isso permite que a antropologia seja questionada, provocada e, ao mesmo tempo, enriquecida”, conta Soraya, antropóloga e professora da Universidade de Brasília.

O objetivo é que o Mundaréu possa ser usado não apenas como material didático em sala de aula, mas que transpasse as barreiras das instituições de ensino. “Pretendemos fazer chegar efeitos e desdobramentos da pesquisa acadêmica às comunidades que tornam possível a produção do conhecimento antropológico”, diz Daniela Manica, antropóloga e pesquisadora da Unicamp.

O podcast pode ser ouvido no site mundareu.labjor.unicamp.br e nas demais plataformas de streaming.

Mundaréu vem sendo desenvolvido como um desdobramento do Oxigênio, podcast de divulgação científica produzido no Labjor, e com apoio da Rádio Unicamp e do podcast 37 graus.

Texto: Camila Pissolito
Foto: Vinicius Fonseca