Convite para o 2º SIMBIOSE – 22/11/2019
Inscrições Abertas: Simpósio 20 anos de Especialização em Jornalismo Científico
Evento aberto: SIMBIOSES – Água, matéria viva
Seminário de Percepção Pública de C&T
Relação universidade-sociedade é tema de evento na Unicamp
Processo seletivo Mestrado 2019 / 2020: Divulgação Científica e Cultural / Resultados
Processo seletivo: Pós-doutorado (PNPD/CAPES)

Notícia publicada em: 13 de novembro de 2019

Podcast aborda antropologia de maneira descomplicada e acessível

Produzido no Labjor, da Unicamp, programa de áudio foca no diálogo entre pesquisadores e interlocutores de pesquisa

Há quem diga que a antropologia seja a área mais exótica e menos conhecida das ciências sociais. Mas, se depender das pesquisadoras Soraya Fleischer e Daniela Manica, essa noção está com os dias contados. Com estreia no dia 12 de novembro, o podcast Mundaréu pretende contribuir para humanizar pesquisadores e membros da comunidade, levando a antropologia para públicos que pouco conhecem a área, numa linguagem agradável e acessível, sem tanto jargão e palavreio técnico.

Nele, Daniela e Soraya colocam antropólogos para conversar com os seus interlocutores – ou seja, pessoas que fazem parte da “comunidade” estudada – e o resultado são histórias engrandecidas por diferentes percepções. “O formato escolhido primou falar com a outra pessoa, não somente falar da ou sobre essa pessoa. Isso permite que a antropologia seja questionada, provocada e, ao mesmo tempo, enriquecida”, conta Soraya, antropóloga e professora da Universidade de Brasília.

O objetivo é que o Mundaréu possa ser usado não apenas como material didático em sala de aula, mas que transpasse as barreiras das instituições de ensino. “Pretendemos fazer chegar efeitos e desdobramentos da pesquisa acadêmica às comunidades que tornam possível a produção do conhecimento antropológico”, diz Daniela Manica, antropóloga e pesquisadora da Unicamp.

O podcast pode ser ouvido no site mundareu.labjor.unicamp.br e nas demais plataformas de streaming.

Mundaréu vem sendo desenvolvido como um desdobramento do Oxigênio, podcast de divulgação científica produzido no Labjor, e com apoio da Rádio Unicamp e do podcast 37 graus.

Texto: Camila Pissolito
Foto: Vinicius Fonseca