Confira o novo calendario da pos-graduação
Lançamento de livro sobre os 70 anos da SBPC inclui participação de pesquisadoras e ex-alunos do Labjor/Nudecri
Oxigênio estreia dois novos programas
Labjor apresenta Novo Plano de Contingência
Agência Bori, plataforma que irá conectar cientistas a jornalistas, será lançada este mês
Carlos Vogt recebe prêmio de Pesquisador Emérito do CNPq
Graça Caldas, pesquisadora do Labjor, é finalista do Troféu Mulher Imprensa
Convite para o 2º SIMBIOSE – 22/11/2019
Podcast aborda antropologia de maneira descomplicada e acessível
Carlos Vogt será membro honorário da Academia Paulista de Educação

Pesquisa quer saber como os cientistas divulgam o seu trabalho

Notícia publicada em: 2 de maio de 2019

O Brasil publica, em média, 200 artigos científicos por dia, mas a maioria esmagadora dessa produção acadêmica não chega até jornalistas e outros profissionais de comunicação que poderiam divulgar os trabalhos para fora da academia.

Um projeto financiado pelo Pipe-Fapesp e pelo Instituto Serrapilheira, com a participação da pesquisadora Sabine Righetti, do Labjor, quer resolver esse problema por meio de uma plataforma que vai reunir artigos científicos, capítulos de livros e outras formas de produção de conhecimento científico para jornalistas cadastrados.

Para orientar o trabalho, a equipe quer falar com cientistas de todo o país, e de todas as áreas do conhecimento, sobre o fluxo da produção e da disseminação científica. Para isso, desenvolveu um questionário online <http://bit.ly/survey_cientistas> com doze perguntas específicas (além de nove questões iniciais que compõem o perfil do respondente). O questionário pode ser respondido até o dia 25 de maio.

A expectativa é que cada respondente gaste cerca dez minutos para responder ao questionário todo. As respostas são anônimas e serão usadas apenas internamente pela equipe. Podem participar alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) com ou sem bolsa, pós docs (com ou sem bolsa), pesquisadores e docentes.

O sistema que está sendo desenvolvido recebeu o nome de Bori, em homenagem à primeira presidente da SBPC, Carolina Bori. A ideia é disponibilizar material científico inédito, acompanhado de press release e do contato de um porta-voz, cerca de 15 dias antes da sua publicação oficial.

Isso significa que os profissionais de comunicação terão tempo para ler o material, selecionar o que pretendem cobrir e para entrar em contato com o cientista responsável — e a pesquisa pode ser divulgada para a sociedade no mesmo dia em que sairá, por exemplo, em um periódico científico. A proposta é aproximar a ciência inédita brasileira da imprensa e, consequentemente, da sociedade em geral. A ideia é lançar o serviço para pesquisadores de outras instituições ainda neste ano.

Para participar, clique aqui <http://bit.ly/survey_cientistas>.