MDCC – Resultado final
Roda de Conversa: Cotas no Labjor
Nota de pesar – incêndio no Museu Nacional/UFRJ
Inscrições para processo seletivo de Mestrado do Labjor / IEL
Nova edição da pesquisa sobre Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil sairá em 2019
Alunas do Labjor selecionadas na primeira fase do edital Serrapilheira
Labjor lança ebook sobre divulgação científica

Livro reúne pesquisas desenvolvidas pela Rede Lavits

Notícia publicada em: 7 de dezembro de 2018

Coletânea editada pela Boitempo será lançada nesta sexta-feira (07), em São Paulo

Resultados de pesquisa e debates promovidos pela Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits) se encontram na obra Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem, que agora faz parte da coleção Estado de Sítio da Editora Boitempo. O livro será lançado nesta sexta-feira, 7 de dezembro, às 19 horas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). O lançamento, acompanhado de uma sessão de autógrafos,  integra a programação do Colóquio Internacional Simondon – os sentidos da individualização.

Organizado por Fernanda Bruno (UFRJ), Bruno Cardoso (UFRJ), Marta Kanashiro (Labjor-Unicamp), Luciana Guilhon e Lucas Melgaço (Vrije Universiteit Brussel, Bélgica), o livro toca nas principais questões levantadas pela Rede Lavits nesses quase dez anos de trajetória, refletindo sobre as práticas e instâncias da vigilância a partir da perspectiva do Sul global. Fala-se não apenas do surgimento de novas formas de vigilância e controle – tais como a extração de dados, rastreamentos e operações algorítmicas -, mas também das possibilidades de resistência a essas práticas.

A edição se divide em quatro partes: Governamentalidade e neoliberalismo, Cultura da vigilância, (In)visibilidades, e Tecnoresistências. Estão presentes nessa coletânea traduções de textos de renomados autores internacionais. Entre elas, há Big Other: capitalismo de vigilância e perspectivas para uma civilização de informação, da professora da Harvard Business School Shoshana Zuboff.

O livro está em pré-venda no site da Editora Boitempo.

Serviço:
Lançamento do livro Tecnopolíticas da vigilância
Data e hora: sexta-feira, 7 de dezembro, às 19 horas
Local: Prédio de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP), sala 14
Endereço: Av. Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária, São Paulo-SP