Programa de Mestrado celebra 10 anos e lança coletânea “Ciências, Culturas e Tecnologias”
Processo seletivo: Pós-doutorado (PNPD/CAPES)
Processo seletivo: XI Edição do Curso de pós-graduação em Jornalismo Científico
Pesquisa quer saber como os cientistas divulgam o seu trabalho
Inscrições abertas para o evento “Laboratório, política e linguagem”
Graça Mascarenhas, jornalista da Fapesp, morre em São Paulo
Alunas do Labjor contempladas no edital Serrapilheira
Livro reúne pesquisas desenvolvidas pela Rede Lavits
MDCC – Resultado final
Podcast Oxigênio veicula produções financiadas pela Fapesp

Livro reúne pesquisas desenvolvidas pela Rede Lavits

Notícia publicada em: 7 de dezembro de 2018

Coletânea editada pela Boitempo será lançada nesta sexta-feira (07), em São Paulo

Resultados de pesquisa e debates promovidos pela Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits) se encontram na obra Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem, que agora faz parte da coleção Estado de Sítio da Editora Boitempo. O livro será lançado nesta sexta-feira, 7 de dezembro, às 19 horas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). O lançamento, acompanhado de uma sessão de autógrafos,  integra a programação do Colóquio Internacional Simondon – os sentidos da individualização.

Organizado por Fernanda Bruno (UFRJ), Bruno Cardoso (UFRJ), Marta Kanashiro (Labjor-Unicamp), Luciana Guilhon e Lucas Melgaço (Vrije Universiteit Brussel, Bélgica), o livro toca nas principais questões levantadas pela Rede Lavits nesses quase dez anos de trajetória, refletindo sobre as práticas e instâncias da vigilância a partir da perspectiva do Sul global. Fala-se não apenas do surgimento de novas formas de vigilância e controle – tais como a extração de dados, rastreamentos e operações algorítmicas -, mas também das possibilidades de resistência a essas práticas.

A edição se divide em quatro partes: Governamentalidade e neoliberalismo, Cultura da vigilância, (In)visibilidades, e Tecnoresistências. Estão presentes nessa coletânea traduções de textos de renomados autores internacionais. Entre elas, há Big Other: capitalismo de vigilância e perspectivas para uma civilização de informação, da professora da Harvard Business School Shoshana Zuboff.

O livro está em pré-venda no site da Editora Boitempo.

Serviço:
Lançamento do livro Tecnopolíticas da vigilância
Data e hora: sexta-feira, 7 de dezembro, às 19 horas
Local: Prédio de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP), sala 14
Endereço: Av. Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária, São Paulo-SP