Inscrições Homologadas do mestrado do Labjor/IEL
“Temos que resistir”: Carlos Vogt fala sobre os desafios atuais para a ciência e divulgação científica
Comunicado sobre retorno gradativo às atividades presenciais do Nudecri
Especialização em jornalismo científico terá aula inaugural dia 21
Carlos Vogt está entre os agraciados pelo prêmio Almirante Álvaro Alberto
Pesquisadores do Nudecri promovem debates temáticos e lançamento de livros
Carlos Vogt e Alcir Pécora também se manifestam contra o Projeto de Lei nº 529
COVID-19: Calendário, resoluções e informações da Pós-Graduação
Lançamento de livro sobre os 70 anos da SBPC inclui participação de pesquisadoras e ex-alunos do Labjor/Nudecri
Oxigênio estreia dois novos programas

Podcast Oxigênio veicula produções financiadas pela Fapesp

Notícia publicada em: 25 de setembro de 2018

O podcast Oxigênio, produzido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp em parceria com a Rádio Unicamp, conta com dois novos formatos de programa para divulgar pesquisas científicas de diferentes instituições e áreas do conhecimento. São eles o Oxilab e o Oxidoc. Ambos os formatos têm sido utilizados para veicular produções de bolsistas do Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico – Mídia Ciência, da Fapesp.

Os Oxilabs têm duração de 10 a 15 minutos e seguem o modelo clássico de reportagem, entrevistando cientistas sobre suas pesquisas mais recentes. Já os Oxidocs, com cerca de 30 minutos de duração, são radiodocumentários em que os repórteres vão a campo para captar diferentes perspectivas sobre um mesmo tema de pesquisa, utilizando técnicas do jornalismo literário.

A equipe do Oxigênio é formada por alunos dos cursos de Especialização em Jornalismo Científico e Mestrado em Divulgação Científica e Cultural, oferecidos pelo Labjor. Atualmente, todos os integrantes da equipe são bolsistas do Programa Mídia Ciência e desenvolvem planos de comunicação voltados a institutos ou grupos de pesquisa específicos, dentro ou fora da Unicamp.

Além desse trabalho individual, os integrantes da equipe contribuem para a produção das demais peças que compõem a grade do Oxigênio, como os programas temáticos e especiais. Os programas são veiculados na Rádio Unicamp e também no site do Oxigênio, além de aplicativos para podcasts.

Projeto divulga pesquisas do Nudecri

Entre os projetos que estão sendo desenvolvidos pelos alunos, há o intitulado Narrando ciências, linguagens e comunicações, que tem o objetivo de divulgar pesquisas do Nudecri (Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade), da Unicamp. O Núcleo é formado pelo Labjor e pelo Labeurb (Laboratório de Estudos Urbanos). O projeto está sendo desenvolvido por Beatriz Guimarães, aluna do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural, sob a supervisão das pesquisadoras Simone Pallone e Claudia Pfeiffer, do Labeurb.

A proposta é produzir radiodocumentários (Oxidocs) que usem a linguagem do jornalismo literário para tratar dos processos e resultados das pesquisas. O primeiro desses programas estreou na última quinta-feira (20), trazendo o olhar antropológico da pesquisadora Daniela Manica, do Labjor, sobre a utilização de células do sangue menstrual (CeSaM) em pesquisas com células-tronco que estão sendo realizadas no Laboratório de Cardiologia Celular e Molecular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O episódio pode ser escutado aqui: http://oxigenio.comciencia.br/oxidoc-estranha-celula-das-entranhas/.