Últimas notícias
Roda de Conversa: Cotas no Labjor
Nota de pesar – incêndio no Museu Nacional/UFRJ
Inscrições para processo seletivo de Mestrado do Labjor / IEL
Nova edição da pesquisa sobre Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil sairá em 2019
Alunas do Labjor selecionadas na primeira fase do edital Serrapilheira
Labjor lança ebook sobre divulgação científica
Pesquisadores lançam livro de reflexões sobre arqueologia
Morre José Marques de Melo, criador do Labjor e pioneiro da Comunicação no Brasil
Labjor suspende atividades em razão do desabastecimento
Divulgação científica com chopp e descontração*

Arquivo de notícias

Nova edição da pesquisa sobre Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil sairá em 2019


Notícia publicada em: 28 de agosto de 2018

Por Beatriz Guimarães

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) autorizou a realização da quarta edição da pesquisa “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil”. A notícia foi dada em primeira mão por Adriana Badaró, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em passagem pelo Labjor/Unicamp. A coordenadora da pesquisa explicou que, assim como na edição anterior, de 2015, o estudo será realizado pelo CGEE, sob encomenda do MCTIC, contando ainda com a colaboração de pesquisadores de diferentes instituições brasileiras. Os resultados devem ser obtidos no início de 2019.

Por meio de um questionário, a pesquisa coleta percepções de jovens e adultos de todas as regiões do país sobre Ciência e Tecnologia (C&T). Entre os tópicos abordados, estão: interesse em notícias sobre C&T, grau de acesso à informação, opinião sobre o papel da C&T e dos cientistas na sociedade, participação social e política do entrevistado, entre outras questões.

A enquete traz novas variáveis a cada edição, mas mantém um núcleo fixo de perguntas para garantir tanto a comparabilidade com resultados de anos anteriores como a observação da percepção pública sobre C&T no Brasil ao longo do tempo. Esses dados podem servir, por exemplo, para embasar e avaliar ações de educação e popularização da ciência no país.

“É interessante perceber o comportamento otimista do brasileiro em relação à ciência e à tecnologia. Apesar disso, é importante ressaltar que há também uma visão crítica sobre como a ciência é produzida no país”, explica Badaró, referindo-se principalmente aos resultados obtidos em 2015. Para ela, a pesquisa indica uma lacuna de acesso à informação e a espaços de produção e popularização da ciência, como museus. “A falta de acesso é maior que a falta de interesse”, completa.

Mesmo frente às constantes notícias sobre os cortes orçamentários para C&T no Brasil, Badaró acredita que a continuidade da pesquisa não está ameaçada. “É difícil, mas acho que a cada resultado nós vamos conquistando mais esse espaço. Temos certeza que a pesquisa será novamente um sucesso, e assim teremos ainda mais argumentos para defender a realização das próximas edições”, diz.

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599
LABORATÓRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMO - UNICAMP