Programa de Mestrado celebra 10 anos e lança coletânea “Ciências, Culturas e Tecnologias”
Processo seletivo: Pós-doutorado (PNPD/CAPES)
Processo seletivo: XI Edição do Curso de pós-graduação em Jornalismo Científico
Pesquisa quer saber como os cientistas divulgam o seu trabalho
Inscrições abertas para o evento “Laboratório, política e linguagem”
Graça Mascarenhas, jornalista da Fapesp, morre em São Paulo
Alunas do Labjor contempladas no edital Serrapilheira
Livro reúne pesquisas desenvolvidas pela Rede Lavits
MDCC – Resultado final
Podcast Oxigênio veicula produções financiadas pela Fapesp

Labjor lança ebook sobre divulgação científica

Notícia publicada em: 11 de julho de 2018

Publicação de 274 páginas (livre para download) marca a edição 200 da revista de jornalismo científico do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp. A obra foi organizada por Carlos Vogt, Marina Gomes e Ricardo Muniz.

ComCiência e divulgação científica [clique aqui para fazer o download, 274 páginas, formato PDF] marca a edição número 200 da revista ComCiência, celebrando quase 20 anos de uma trajetória de experiências e experimentações na divulgação científica e cultural.

O livro é dividido em três partes. A primeira delas traz artigos já publicados na revista, na edição nº 197 (Especial Divulgação Científica), além de contar com alguns textos inéditos de colaboradores nacionais e internacionais.

A segunda parte contempla textos elaborados pelos alunos da décima turma do curso de especialização em jornalismo científico e cultural do Labjor. Eles reportam diversas faces da comunicação científica, e apresentam questões que vão do jornalismo de dados aos desafios para que a divulgação se consolide ainda mais tanto no Brasil quanto na América Latina.

A terceira parte é uma rememoração especial. Há 10 anos, a revista ComCiência trazia uma edição comemorativa, em seu 100º dossiê. Parte dessa obra foi incorporada ao livro, com algumas atualizações.

O compêndio, em seu conjunto, traz grande parte dos autores que trabalham – e batalham – pela área de divulgação há tempos no Brasil, e será certamente um aporte proveitoso e de referência para a área.

ComCiência e divulgação científica
Carlos Vogt, Marina Gomes, Ricardo Muniz (orgs)
BCCL/Labjor/Unicamp
ISBN: 978-85-85783-90-7