Roda de Conversa: Cotas no Labjor
Nota de pesar – incêndio no Museu Nacional/UFRJ
Inscrições para processo seletivo de Mestrado do Labjor / IEL
Nova edição da pesquisa sobre Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil sairá em 2019
Alunas do Labjor selecionadas na primeira fase do edital Serrapilheira
Labjor lança ebook sobre divulgação científica
Pesquisadores lançam livro de reflexões sobre arqueologia
Morre José Marques de Melo, criador do Labjor e pioneiro da Comunicação no Brasil
Labjor suspende atividades em razão do desabastecimento
Divulgação científica com chopp e descontração*

Pesquisadores lançam livro de reflexões sobre arqueologia

Notícia publicada em: 29 de junho de 2018

Com o objetivo de ampliar a divulgação da arqueologia, os professores Pedro Paulo Funari e Vera Regina Toledo Camargo lançam o livro Divulgando o patrimônio arqueológico.

Disponível para download no site do Labjor, a obra é fruto de um projeto financiado pela Petrobras, em uma parceria entre o Laboratório de Arqueologia Pública e o Labjor.

“Este livro compila uma série de reflexões originais e inovadoras sobre a Arqueologia no mundo e no Brasil. A Unicamp destaca-se na América Latina não apenas pela pesquisa de ponta como, também, pela preocupação com a sociedade, com a divulgação científica e com objetivos de inclusão social. Isto é de particular importância na América Latina”, destaca, em prefácio, Lourdes Domínguez, da Academia de la Historia de Cuba.

O conjunto de textos representa o esforço de mostrar resultados de pesquisas na área no Brasil, e a obra está dividida em duas partes: “Os estudos históricos e suas pesquisas” e “Patrimônio, cultura e divulgação”.

Para os organizadores Pedro Paulo Funari e Vera Regina Toledo Camargo, “a divulgação é a maneira de a ciência ser relevante para todos. Para a arqueologia, o estudo e a reflexão sobre a divulgação é, portanto, de particular relevância. Este livro, resultado de um projeto sediado na Unicamp, procura reunir um conjunto de reflexões sobre os rumos da disciplina arqueológica no geral e no Brasil, e sobre a sua relação com a sociedade”.