Últimas notícias
Inscrições para processo seletivo de Mestrado do Labjor / IEL
Labjor lança ebook sobre divulgação científica
Pesquisadores lançam livro de reflexões sobre arqueologia
Morre José Marques de Melo, criador do Labjor e pioneiro da Comunicação no Brasil
Labjor suspende atividades em razão do desabastecimento
Divulgação científica com chopp e descontração*
Alberto Dines, um dos fundadores do Labjor, morre aos 86 anos
Ao Dines, com carinho*
Pint of Science começa hoje, aproximando a ciência do público de forma leve e descontraída
Resultado do Processo Seletivo de Pós-Doutorado em Divulgação Científica e Cultural

Arquivo de notícias

Pesquisadores lançam livro de reflexões sobre arqueologia


Notícia publicada em: 29 de junho de 2018

Com o objetivo de ampliar a divulgação da arqueologia, os professores Pedro Paulo Funari e Vera Regina Toledo Camargo lançam o livro Divulgando o patrimônio arqueológico.

Disponível para download no site do Labjor, a obra é fruto de um projeto financiado pela Petrobras, em uma parceria entre o Laboratório de Arqueologia Pública e o Labjor.

“Este livro compila uma série de reflexões originais e inovadoras sobre a Arqueologia no mundo e no Brasil. A Unicamp destaca-se na América Latina não apenas pela pesquisa de ponta como, também, pela preocupação com a sociedade, com a divulgação científica e com objetivos de inclusão social. Isto é de particular importância na América Latina”, destaca, em prefácio, Lourdes Domínguez, da Academia de la Historia de Cuba.

O conjunto de textos representa o esforço de mostrar resultados de pesquisas na área no Brasil, e a obra está dividida em duas partes: “Os estudos históricos e suas pesquisas” e “Patrimônio, cultura e divulgação”.

Para os organizadores Pedro Paulo Funari e Vera Regina Toledo Camargo, “a divulgação é a maneira de a ciência ser relevante para todos. Para a arqueologia, o estudo e a reflexão sobre a divulgação é, portanto, de particular relevância. Este livro, resultado de um projeto sediado na Unicamp, procura reunir um conjunto de reflexões sobre os rumos da disciplina arqueológica no geral e no Brasil, e sobre a sua relação com a sociedade”.

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599
LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP