Morre José Marques de Melo, criador do Labjor e pioneiro da Comunicação no Brasil
Labjor suspende atividades em razão do desabastecimento
Divulgação científica com chopp e descontração*
Alberto Dines, um dos fundadores do Labjor, morre aos 86 anos
Ao Dines, com carinho*
Pint of Science começa hoje, aproximando a ciência do público de forma leve e descontraída
Resultado do Processo Seletivo de Pós-Doutorado em Divulgação Científica e Cultural
5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura abre inscrições para ouvintes, comunicações orais e relatos de experiências
Podcast Oxigênio reestreia em novo formato
Cocen lança programa interdisciplinar com palestra do professor Carlos Vogt

Divulgação científica com chopp e descontração*

Notícia publicada em: 24 de maio de 2018

Por Luiza Bragion Moretti

Foto: Marcos Botelho Jr

Pouco mais de meia hora antes de começar as apresentações do Pint of Science dessa quarta, dia 16 de maio, já não havia mais cadeiras disponíveis no bar Vila das Brejas, em Barão Geraldo, um dos locais participantes do maior festival de divulgação científica do mundo. “Ciência e Pseudociência” foi o tema escolhido e abordado pelos cientistas Marcelo Knobel – atual reitor da Unicamp – e Natália Pasternak, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e também coordenadora do Pint Brasil. Por meio de cases – sem base científica – que despertaram atenção do mercado e da mídia, eles falaram sobre os riscos da pseudociência e a responsabilidade da pesquisa no país. De forma descontraída e interativa com centenas de pessoas presentes, os pesquisadores utilizaram linguagem acessível para abordar também temas de física e biologia. Natália e Marcelo integram a lista de pesquisadores que se dispuseram a participar do festival, que aconteceu de forma simultânea em 21 países. No Brasil, foram 56 cidades participantes. Em Campinas, seis bares sediaram o evento, com três dias de apresentações sobre diversos assuntos de exatas, biológicas e humanas. Inteligência artificial, fake news, pré-sal, astronomia e sexualidade foram alguns temas que compuseram a programação deste ano.

O Pint of Science é organizado por uma comunidade de voluntários entusiastas da ciência, que atuam como palestrantes, fotógrafos, artistas e mestre de cerimônias. Sob coordenação do professor Luiz Carlos Dias, do Instituto de Química da Unicamp, uma comissão de docentes da Unicamp participou da organização em Campinas, juntamente com a NuminaLabs, empresa de geração de conteúdo científico educacional, que também realiza o sarau científico Chopp comCiência, evento que já recebeu mais de 4 mil pessoas em seus encontros. O Labjor (Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo), E-Science Unicamp, Editora do Brasil e CIBFar apoiaram a iniciativa.

Assista ao vídeo produzido pela TV Unicamp:

* Texto originalmente publicado em: http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2018/05/17/divulgacao-cientifica-com-chopp-e-descontracao

LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP