MDCC – Resultado final
Roda de Conversa: Cotas no Labjor
Nota de pesar – incêndio no Museu Nacional/UFRJ
Inscrições para processo seletivo de Mestrado do Labjor / IEL
Nova edição da pesquisa sobre Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil sairá em 2019
Alunas do Labjor selecionadas na primeira fase do edital Serrapilheira
Labjor lança ebook sobre divulgação científica
Pesquisadores lançam livro de reflexões sobre arqueologia
Morre José Marques de Melo, criador do Labjor e pioneiro da Comunicação no Brasil

5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura abre inscrições para ouvintes, comunicações orais e relatos de experiências

Notícia publicada em: 1 de março de 2018

Evento será realizado de 24 a 26 de abril, na Unicamp. Interessados em apresentar trabalhos devem submeter resumos até 23 de março

Estão abertas as inscrições para o 5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC 5), evento organizado por alunos de pós-graduação do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O Encontro será realizado de 24 a 26 de abril, na Unicamp, e oferece três modalidades de participação: Ouvintes, Comunicações orais e Relatos de experiências. Para as duas últimas, é necessário submeter para avaliação, até 23 de março, um resumo do trabalho a ser apresentado. O procedimento de inscrição, valores e detalhes para cada modalidade estão disponíveis no site do evento.

Neste ano, o tema escolhido para nortear os debates do EDICC é “Ciência, tecnologia e cultura: resistir e transbordar”, visando reunir e potencializar propostas inovadoras para uma divulgação científica, tecnológica e cultural que não apenas resista e (re)exista frente a desafios políticos, econômicos e sociais, mas que também transborde as fronteiras ainda existentes entre a sociedade e as instituições de ensino e pesquisa. O objetivo é promover uma troca de saberes entre diferentes territórios, gerações, crenças e costumes.

Os interessados em apresentar trabalhos acadêmicos – de iniciação científica, conclusão de curso (TCC), especialização, mestrado ou doutorado – e relatos de experiências profissionais devem atentar para a proposta do evento, que abrange os seguintes tópicos: divulgação científica, tecnológica e cultural; cultura científica; política científica e tecnológica; comunicação, sociedade e cidadania; e arte, ciência e tecnologia.

O EDICC 5 também contará com mesas-redondas, conferências, oficinas e intervenções artísticas alinhadas ao tema da edição. A programação completa será divulgada em breve no site do evento e via redes sociais, nas páginas do Encontro no Facebook e no Twitter. Vinculado ao EDICC 5, será promovido o simpósio “Projor – 20 anos de vigilância midiática e desenvolvimento do jornalismo”, uma realização do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, entidade voltada à reflexão e ao aprimoramento da prática jornalística e da imprensa livre, conhecida, principalmente, pela criação do Observatório da Imprensa.

O EDICC 5 é apoiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Serviço

5o Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC 5) e Simpósio “Projor – 20 anos de vigilância midiática e desenvolvimento do jornalismo”

Data: 24 a 26 de abril de 2018

Local: Universidade Estadual de Campinas (o local exato será divulgado em breve)