Podcast Oxigênio reestreia em novo formato
Cocen lança programa interdisciplinar com palestra do professor Carlos Vogt
VII Seminário Conexões discute questões sobre o Antropoceno
Mestrado em Divulgação Científica e Cultural – Resultado final
Redes sociais acabam por produzir e disciplinar um novo tipo de acadêmico
Concurso PQ: nota da prova escrita e horário de entrevistas
Embrapa e Unicamp realizam o 4° Encontro Mídia e Pesquisa
Vozes e silenciamentos em Mariana: crime ou desastre ambiental? Disponível para Download
Labjor-Unicamp promove entrevistas ao vivo na Semana Nacional de C&T
Desastre de Mariana é tema de livro de pesquisadores e alunos do Labjor

Podcast Oxigênio reestreia em novo formato

Notícia publicada em: 1 de dezembro de 2017

O programa de jornalismo e divulgação científica Oxigênio, uma produção do Labjor em parceria com a Rádio Unicamp, apresenta nova proposta. Agora, os episódios vão se alternar entre edições temáticas com entrevistas, e outras com notícias variadas. Com duração de 30 minutos, vai ao ar quinzenalmente, sempre às terças-feiras.

Sob coordenação da pesquisadora e jornalista Simone Pallone, o programa traz, em sua 42ª edição, humor e ficção científica com entrevistas sobre O Guia do mochileiro das galáxias, primeiro livro da série criada por Douglas Adams, que fala sobre sua relação com a ficção científica e o ensino de ciências com humor.

Para falar sobre a obra, Beatriz Guimarães, Bruno Moraes e Sarah Azoubel Lima entrevistaram o físico da Universidade da Califórnia, Rui Carlos Sá, a professora do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão, Naiara Santos, e o professor de Ensino de Ciências em Física, da Universidade Federal de Pernambuco, João Eduardo Ramos.

O Guia do mochileiro das galáxias faz parte da série Mochileiro das galáxias, inicialmente transmitida pela rádio BBC e que, em livro, gerou cinco volumes. Destaca-se por ser um grande clássico de ficção científica. Tornou-se um best-seller mundial que conta, com muito humor, as desventuras de dois grandes amigos em uma viagem interplanetária.

O tema foi escolhido para a reestreia do programa justamente pela coincidência do número 42, que tem um significado importante na obra – e também por sua leveza ao tratar os assuntos da ciência mesclados com situações do cotidiano. O autor é reconhecido pela habilidade em retratar a ciência de forma bem-humorada, por fazer previsões e ainda trazer reflexões sobre o sentido da vida de forma nada habitual.

O programa conta também com a participação da documentarista Cristiane Delfina Duarte, que fala sobre a expedição marítima 369, que percorreu a costa da Austrália com o objetivo de coletar material na crosta geológica da região, e ajudar a desvendar o passado do planeta.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Em breve, todas as entrevistas feitas ao vivo como parte do projeto “Matemática no Ar”, estarão disponíveis no podcast.

O projeto, que integrou a programação da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foi uma realização do programa Oxigênio em parceria com a Rádio Unicamp, em colaboração do Phala (Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais), da Faculdade de Educação da Unicamp, além do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Governo Federal.

Podcast Oxigênio

Podcast – download e feed RSS