Roda de Conversa: Cotas no Labjor
Nota de pesar – incêndio no Museu Nacional/UFRJ
Inscrições para processo seletivo de Mestrado do Labjor / IEL
Nova edição da pesquisa sobre Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil sairá em 2019
Alunas do Labjor selecionadas na primeira fase do edital Serrapilheira
Labjor lança ebook sobre divulgação científica
Pesquisadores lançam livro de reflexões sobre arqueologia
Morre José Marques de Melo, criador do Labjor e pioneiro da Comunicação no Brasil
Labjor suspende atividades em razão do desabastecimento
Divulgação científica com chopp e descontração*

Podcast Oxigênio reestreia em novo formato

Notícia publicada em: 1 de dezembro de 2017

O programa de jornalismo e divulgação científica Oxigênio, uma produção do Labjor em parceria com a Rádio Unicamp, apresenta nova proposta. Agora, os episódios vão se alternar entre edições temáticas com entrevistas, e outras com notícias variadas. Com duração de 30 minutos, vai ao ar quinzenalmente, sempre às terças-feiras.

Sob coordenação da pesquisadora e jornalista Simone Pallone, o programa traz, em sua 42ª edição, humor e ficção científica com entrevistas sobre O Guia do mochileiro das galáxias, primeiro livro da série criada por Douglas Adams, que fala sobre sua relação com a ficção científica e o ensino de ciências com humor.

Para falar sobre a obra, Beatriz Guimarães, Bruno Moraes e Sarah Azoubel Lima entrevistaram o físico da Universidade da Califórnia, Rui Carlos Sá, a professora do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão, Naiara Santos, e o professor de Ensino de Ciências em Física, da Universidade Federal de Pernambuco, João Eduardo Ramos.

O Guia do mochileiro das galáxias faz parte da série Mochileiro das galáxias, inicialmente transmitida pela rádio BBC e que, em livro, gerou cinco volumes. Destaca-se por ser um grande clássico de ficção científica. Tornou-se um best-seller mundial que conta, com muito humor, as desventuras de dois grandes amigos em uma viagem interplanetária.

O tema foi escolhido para a reestreia do programa justamente pela coincidência do número 42, que tem um significado importante na obra – e também por sua leveza ao tratar os assuntos da ciência mesclados com situações do cotidiano. O autor é reconhecido pela habilidade em retratar a ciência de forma bem-humorada, por fazer previsões e ainda trazer reflexões sobre o sentido da vida de forma nada habitual.

O programa conta também com a participação da documentarista Cristiane Delfina Duarte, que fala sobre a expedição marítima 369, que percorreu a costa da Austrália com o objetivo de coletar material na crosta geológica da região, e ajudar a desvendar o passado do planeta.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Em breve, todas as entrevistas feitas ao vivo como parte do projeto “Matemática no Ar”, estarão disponíveis no podcast.

O projeto, que integrou a programação da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foi uma realização do programa Oxigênio em parceria com a Rádio Unicamp, em colaboração do Phala (Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais), da Faculdade de Educação da Unicamp, além do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Governo Federal.

Podcast Oxigênio

Podcast – download e feed RSS