Últimas notícias
Mestrado em Divulgação Científica e Cultural – Resultado final
Concurso PQ: nota da prova escrita e horário de entrevistas
Redes sociais acabam por produzir e disciplinar um novo tipo de acadêmico
Embrapa e Unicamp realizam o 4° Encontro Mídia e Pesquisa
Vozes e silenciamentos em Mariana: crime ou desastre ambiental? Disponível para Download
Labjor-Unicamp promove entrevistas ao vivo na Semana Nacional de C&T
Desastre de Mariana é tema de livro de pesquisadores e alunos do Labjor
Provas para pesquisador Labjor começam amanhã no prédio do Labeurb (Laboratório de Estudos Urbanos)
Inscrições homologadas no Mestrado em Divulgação Científica e Cultural
Aluna do Labjor conquista vaga em expedição marítima

Arquivo de notícias

Embrapa e Unicamp realizam o 4° Encontro Mídia e Pesquisa


Notícia publicada em: 1 de novembro de 2017

Ética e “pós-verdade” são os temas em debate nesta edição, que oferece 200 vagas gratuitas. Inscreva-se.

Com o objetivo de discutir a importância da ética na divulgação científica para as organizações de pesquisa e o papel do jornalismo científico na era da “pós-verdade”, incentivando o debate crítico da ética na cultura científica vigente, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizam o 4º Encontro Mídia e Pesquisa. Com o tema “Ética em divulgação científica na era da pós-verdade”, o evento ocorre em 14 de novembro de 2017, das 9 às 15h30, no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas (SP).

O Encontro Mídia e Pesquisa vai reunir cientistas, professores, jornalistas e estudantes em torno de três painéis, que trarão um panorama da inserção da ética na divulgação e no jornalismo científico, além da visão de representantes da docência e do jornalismo sobre a credibilidade da informação científica e da cobertura da mídia na era das fake news. A Universidade de Oxford definiu “pós-verdade” como um termo “que se relaciona ou denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais”.

Além de promover a discussão sobre a cobertura atual de ciência pela mídia, o evento, voltado especialmente a pesquisadores, profissionais de jornalismo, professores e alunos de comunicação social e jornalismo, entre outros interessados, busca debater os temas ética, credibilidade das fontes de informação, jornalismo científico, jornalismo de dados, comunicação e divulgação científica. Também serão discutidas as novas tecnologias de informação e comunicação em divulgação científica e jornalismo de dados, e como estas tecnologias podem auxiliar nos desafios que o jornalismo científico enfrenta atualmente na era da “pós-verdade”.

Programação
O Painel 1, Ética e pós-verdade, moderado pelo jornalista e professor do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp) Ricardo Whiteman Muniz, vai reunir três debatedores. O filósofo da Unicamp Roberto Romano discorrerá sobre “Fake news ou sofística? Uma ‘descoberta’ de algo antigo”. Em seguida, o jornalista e professor da PUC-Campinas Carlos Alberto Zanotti fala sobre “O jornalismo na era da ‘pós-verdade’”. Finalizando o painel, o jornalista Carlos Orsi (http://carlosorsi.blogspot.com.br/) tratará sobre “Fatos alternativos: um informe das trincheiras”.

O Painel 2, Credibilidade e fontes confiáveis de informação científica, moderado pela jornalista e professora da PUC-Campinas Ciça Toledo, se inicia com a presidente do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), jornalista Ângela Pimenta, que apresenta o “Projeto Credibilidade (https://www.credibilidade.org/): como distinguir a informação qualificada do ruído no meio digital”, seguida pelo jornalista e editor do Direto da Ciência, Maurício Tuffani, que falará sobre “O desafio do contraditório no jornalismo científico”. Para finalizar, o professor da Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA/Unicamp (Limeira, SP) Peter Schulz discorre sobre “Os mecanismos de disfarce da má ciência”.

Na parte da tarde, o Painel 3, moderado pelo pesquisador e professor-coordenador do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/Unicamp), Rafael Evangelista, mostrará algumas das Novas plataformas tecnológicas em divulgação científica e jornalismo de dados, com três cases. “Divulgação da Ciência na Embrapa” será apresentado pelo jornalista da Secretaria de Comunicação da Embrapa (Secom) Jorge Duarte. “Jornalismo de Dados: técnicas, ferramentas e perspectivas”, pelo jornalista e editor do Estadão Dados, Daniel Bramatti e “Os desafios do jornalismo científico no ambiente colonizado digital”, a ser apresentado pela jornalista Raquel Almeida (Labjor/Unicamp).

De acordo com a comissão organizadora, “o jornalismo científico tem como desafio não só transmitir ao público leigo informações técnicas, mas promover reflexões e discussões de forma transparente e democrática, inclusive no campo da ética”. Deste modo, o evento busca principalmente promover e estimular o amplo diálogo sobre divulgação e jornalismo científico nos dias atuais e a sua importância para a popularização da ciência no País.

Veja a programação completa aqui. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet. Serão oferecidas 200 vagas e todos os participantes receberão certificados de participação. O 4º Encontro Mídia e Pesquisa é uma realização da Embrapa, por meio de suas Unidades em Campinas e Jaguariúna (SP): Gestão Territorial, Informática Agropecuária, Meio Ambiente, Monitoramento por Satélite, e Produtos e Mercado – Escritório de Campinas, em parceria com a Secretaria de Comunicação e o Labjor da Unicamp.

Serviço
4º Encontro Mídia e Pesquisa
Data: 14 de novembro de 2017
Horário: 9 às 15h30
Local: Centro de Convenções da Unicamp. Avenida Érico Veríssimo, 300, Barão Geraldo, Campinas, SP.

Eliana Lima (MTb/SP 22.047)
Embrapa Meio Ambiente

Telefone: (19) 3311-2748

Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948)
Embrapa Informática Agropecuária

Telefone: (19) 3211-5747

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599
LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP