Resultado do Processo Seletivo de Pós-Doutorado em Divulgação Científica e Cultural
5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura abre inscrições para ouvintes, comunicações orais e relatos de experiências
Podcast Oxigênio reestreia em novo formato
Cocen lança programa interdisciplinar com palestra do professor Carlos Vogt
VII Seminário Conexões discute questões sobre o Antropoceno
Mestrado em Divulgação Científica e Cultural – Resultado final
Redes sociais acabam por produzir e disciplinar um novo tipo de acadêmico
Concurso PQ: nota da prova escrita e horário de entrevistas
Embrapa e Unicamp realizam o 4° Encontro Mídia e Pesquisa
Vozes e silenciamentos em Mariana: crime ou desastre ambiental? Disponível para Download

Notícia publicada em: 31 de outubro de 2017

Lançado no dia 18 de outubro de 2017, na Unicamp, o livro sobre o desastre de Mariana (MG) e seus desdobramentos está agora disponível para download em pdf, no site do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade, na seção de livros. Como se trata de uma produção acadêmica, não será comercializado. Muitas imagens foram cedidas pela Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Minas Gerais (ARFOC-MG).

O livro foi elaborado por 35 alunos da disciplina Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia, sob a orientação da jornalista e professora do Labjor/IEL/Unicamp, Graça Caldas. A edição final é das jornalistas Graça Caldas e Adriana Menezes, o projeto gráfico e editoração de Fabiana Grassano e a edição de fotografia de Camila Brunelli. Com 352 páginas amplamente ilustradas, o livro está organizado em sete capítulos: Meio Ambiente, Política e Economia: uma difícil equação; A vida antes da tragédia; Da água para a lama; Viagem ao epicentro; O desastre ambiental: Vozes e visibilidade; Memória e esquecimento.

“Vozes e silenciamentos em Mariana: crime ou desastre ambiental?” conta a trajetória, antecedentes e desdobramentos do derramamento de rejeitos da barragem de Fundão, da empresa Samarco, sobre os subdistritos de Mariana, no dia 5 de novembro de 2015, provocando a morte de 19 pessoas e causando impactos sociais e ambientais que se estenderam por 40 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, até chegar ao Oceano Atlântico. Esta é uma história para não ser repetida ou esquecida.

LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP