Inscrições para processo seletivo de Mestrado do Labjor / IEL
Labjor lança ebook sobre divulgação científica
Pesquisadores lançam livro de reflexões sobre arqueologia
Morre José Marques de Melo, criador do Labjor e pioneiro da Comunicação no Brasil
Labjor suspende atividades em razão do desabastecimento
Divulgação científica com chopp e descontração*
Alberto Dines, um dos fundadores do Labjor, morre aos 86 anos
Ao Dines, com carinho*
Pint of Science começa hoje, aproximando a ciência do público de forma leve e descontraída
Resultado do Processo Seletivo de Pós-Doutorado em Divulgação Científica e Cultural

Vozes e silenciamentos em Mariana: crime ou desastre ambiental? Disponível para Download

Notícia publicada em: 31 de outubro de 2017

Lançado no dia 18 de outubro de 2017, na Unicamp, o livro sobre o desastre de Mariana (MG) e seus desdobramentos está agora disponível para download em pdf, no site do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade, na seção de livros. Como se trata de uma produção acadêmica, não será comercializado. Muitas imagens foram cedidas pela Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Minas Gerais (ARFOC-MG).

O livro foi elaborado por 35 alunos da disciplina Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia, sob a orientação da jornalista e professora do Labjor/IEL/Unicamp, Graça Caldas. A edição final é das jornalistas Graça Caldas e Adriana Menezes, o projeto gráfico e editoração de Fabiana Grassano e a edição de fotografia de Camila Brunelli. Com 352 páginas amplamente ilustradas, o livro está organizado em sete capítulos: Meio Ambiente, Política e Economia: uma difícil equação; A vida antes da tragédia; Da água para a lama; Viagem ao epicentro; O desastre ambiental: Vozes e visibilidade; Memória e esquecimento.

“Vozes e silenciamentos em Mariana: crime ou desastre ambiental?” conta a trajetória, antecedentes e desdobramentos do derramamento de rejeitos da barragem de Fundão, da empresa Samarco, sobre os subdistritos de Mariana, no dia 5 de novembro de 2015, provocando a morte de 19 pessoas e causando impactos sociais e ambientais que se estenderam por 40 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, até chegar ao Oceano Atlântico. Esta é uma história para não ser repetida ou esquecida.

LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP