Homologadas as inscrições para concurso do Labjor
Inscrições homologadas no Mestrado em Divulgação Científica e Cultural
Labjor-Unicamp promove entrevistas ao vivo na Semana Nacional de C&T
Desastre de Mariana é tema de livro de pesquisadores e alunos do Labjor
Aluna do Labjor conquista vaga em expedição marítima
Pesquisador do Labjor lança livro no Shopping Parque D. Pedro
Aluno do Labjor publica livro de crônicas
Labjor contribui com livro voltado às mudanças climáticas
Exposição sobre luz: bom programa para as férias
Lista de aprovados no processo seletivo da Especialização em Jornalismo Científico

Aluna do Labjor conquista vaga em expedição marítima

Notícia publicada em: 18 de setembro de 2017

Entre 23 de setembro e 26 de novembro, Cristiane Delfina Duarte integrará a equipe internacional a bordo do navio Joides Resolution. A navegação será entre a Tasmânia e a costa australiana, e o objetivo é estudar o período Cretáceo e as dinâmicas oceânicas da região.

A expedição faz parte do International Ocean Discovery Program (IODP), uma colaboração de 23 países para pesquisas a bordo de plataformas científicas marítimas, coletando dados de sedimentos e rochas e monitorando os ambientes abaixo do solo oceânico. O programa utiliza três navios de alta tecnologia fornecidos por instituições internacionais e é financiado por cinco agências, incluindo a Capes, no Brasil.

Cristiane Delfina participará da expedição 369 do International Ocean Discovery Program

Os 23 países participantes enviam projetos e cientistas para as expedições, e Cristiane foi a selecionada para a vaga de divulgação científica da expedição 369. Ela cursou mestrado em divulgação científica e cultural pelo Labjor e em prática documental pela Brunel University, financiada pelo programa britânico de bolsas Chevening. No currículo, tem ainda a realização de documentários no Brasil, Inglaterra e Islândia, com participação em festivais nacionais como a mostra VerCiência, e internacionais, como Cannes Short Film Corner. Em Cannes, levou o documentário A mulher original, sobre a arqueóloga Niède Guidon – filme que fez parte do seu projeto de mestrado no Labjor.

“Quando tive conhecimento da expedição IODP 369 Australia Cretaceous Climate and Tectonics fiquei encantada com a possibilidade de me envolver intensamente em um projeto tão grandioso e pôr em prática tudo que venho estudando e trabalhando há anos. Vou imergir (espero que não literalmente) no misterioso e codificado mundo de cientistas do mundo todo, laboratórios e procedimentos que podem trazer respostas sobre o passado, presente e futuro de nosso planeta. Minha experiência acadêmica e profissional no Labjor me formaram para uma oportunidade como essa, e foi com as pessoas que conheci ali, com o que aprendi, e minha dedicação ao mestrado e às oportunidades que tive nas revistas ComCiência e ClimaCom que pude conquistar esse e outros espaços importantes para minha carreira”, diz.

Às vésperas da viagem, Cristiane observa o aumento de prestígio da área de divulgação. “Vem muito trabalho pela frente. A inclusão de uma agente de divulgação científica na expedição é o reconhecimento e que a propagação é realmente importante para se fazer conhecer, entender e valorizar a produção científica. Será uma grande responsabilidade. Existe muito para se dizer sobre uma expedição paleontológica, e com certeza o Brasil vai aproveitar esse conhecimento”, completa.

A equipe de atividades educacionais e de divulgação da expedição fará transmissões ao vivo. Qualquer escola que tenha os equipamentos básicos necessários para a transmissão pode agendar uma interação com os cientistas em alto mar. Basta acessar o link – ao final das orientações em inglês estão as em português.

Acompanhe as atividades da equipe em:

Instagram: @joides_resolution
Facebook: joidesresolution