Podcast Oxigênio reestreia em novo formato
Cocen lança programa interdisciplinar com palestra do professor Carlos Vogt
VII Seminário Conexões discute questões sobre o Antropoceno
Mestrado em Divulgação Científica e Cultural – Resultado final
Redes sociais acabam por produzir e disciplinar um novo tipo de acadêmico
Concurso PQ: nota da prova escrita e horário de entrevistas
Embrapa e Unicamp realizam o 4° Encontro Mídia e Pesquisa
Vozes e silenciamentos em Mariana: crime ou desastre ambiental? Disponível para Download
Labjor-Unicamp promove entrevistas ao vivo na Semana Nacional de C&T
Desastre de Mariana é tema de livro de pesquisadores e alunos do Labjor

Aluna do Labjor conquista vaga em expedição marítima

Notícia publicada em: 18 de setembro de 2017

Entre 23 de setembro e 26 de novembro, Cristiane Delfina Duarte integrará a equipe internacional a bordo do navio Joides Resolution. A navegação será entre a Tasmânia e a costa australiana, e o objetivo é estudar o período Cretáceo e as dinâmicas oceânicas da região.

A expedição faz parte do International Ocean Discovery Program (IODP), uma colaboração de 23 países para pesquisas a bordo de plataformas científicas marítimas, coletando dados de sedimentos e rochas e monitorando os ambientes abaixo do solo oceânico. O programa utiliza três navios de alta tecnologia fornecidos por instituições internacionais e é financiado por cinco agências, incluindo a Capes, no Brasil.

Cristiane Delfina participará da expedição 369 do International Ocean Discovery Program

Os 23 países participantes enviam projetos e cientistas para as expedições, e Cristiane foi a selecionada para a vaga de divulgação científica da expedição 369. Ela cursou mestrado em divulgação científica e cultural pelo Labjor e em prática documental pela Brunel University, financiada pelo programa britânico de bolsas Chevening. No currículo, tem ainda a realização de documentários no Brasil, Inglaterra e Islândia, com participação em festivais nacionais como a mostra VerCiência, e internacionais, como Cannes Short Film Corner. Em Cannes, levou o documentário A mulher original, sobre a arqueóloga Niède Guidon – filme que fez parte do seu projeto de mestrado no Labjor.

“Quando tive conhecimento da expedição IODP 369 Australia Cretaceous Climate and Tectonics fiquei encantada com a possibilidade de me envolver intensamente em um projeto tão grandioso e pôr em prática tudo que venho estudando e trabalhando há anos. Vou imergir (espero que não literalmente) no misterioso e codificado mundo de cientistas do mundo todo, laboratórios e procedimentos que podem trazer respostas sobre o passado, presente e futuro de nosso planeta. Minha experiência acadêmica e profissional no Labjor me formaram para uma oportunidade como essa, e foi com as pessoas que conheci ali, com o que aprendi, e minha dedicação ao mestrado e às oportunidades que tive nas revistas ComCiência e ClimaCom que pude conquistar esse e outros espaços importantes para minha carreira”, diz.

Às vésperas da viagem, Cristiane observa o aumento de prestígio da área de divulgação. “Vem muito trabalho pela frente. A inclusão de uma agente de divulgação científica na expedição é o reconhecimento e que a propagação é realmente importante para se fazer conhecer, entender e valorizar a produção científica. Será uma grande responsabilidade. Existe muito para se dizer sobre uma expedição paleontológica, e com certeza o Brasil vai aproveitar esse conhecimento”, completa.

A equipe de atividades educacionais e de divulgação da expedição fará transmissões ao vivo. Qualquer escola que tenha os equipamentos básicos necessários para a transmissão pode agendar uma interação com os cientistas em alto mar. Basta acessar o link – ao final das orientações em inglês estão as em português.

Acompanhe as atividades da equipe em:

Instagram: @joides_resolution
Facebook: joidesresolution