Inscrições prorrogadas até 31/08 para o processo seletivo de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural
Aluna do Labjor conquista vaga em expedição marítima
Pesquisador do Labjor lança livro no Shopping Parque D. Pedro
Aluno do Labjor publica livro de crônicas
Labjor contribui com livro voltado às mudanças climáticas
Exposição sobre luz: bom programa para as férias
Lista de aprovados no processo seletivo da Especialização em Jornalismo Científico
Programa Oxigênio agora também no Jornal da Unicamp
Em “Diário de Vancouver”, no Jornal da Unicamp, pesquisadora do Labjor mostra um pouco da vivência acadêmica no exterior
Acontece pela segunda vez em Campinas o festival internacional Pint of Science nos dias 15, 16 e 17 de Maio

Labjor contribui com livro voltado às mudanças climáticas

Notícia publicada em: 17 de agosto de 2017

Será lançado no final do mês, dia 30 de agosto de 2017, o livro “Planejamento da Produção de Cana-de-Açúcar no Contexto das Mudanças Climáticas Globais” no Mini-Auditório do Centro Cultural do IEL. Organizado pelos pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Jurandir Zullo Junior, André Tosi Furtado e Claudia Castellanos Pfeiffer, o livro materializa um dos resultados do Projeto Temático Fapesp, com o mesmo nome, realizado no interior do Programa Fapesp de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais.

O livro conta com dois capítulos de pesquisadores do Labjor. Um deles, “Por outros universos sensíveis… vida e tempo proliferam e(m) rasgos”, tem autoria da pesquisadora Susana Dias, coordenadora da Sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas da Rede Clima, e das alunas de pós-graduação Michele Gonçalves, Fernanda Pestana e Tainá Mascarenhas. O outro, “Idealização do website de divulgação científica do Projeto AlcScens”, é assinado pela pesquisadora Vera Regina Toledo Camargo e Marcos Rogério Pereira, e foi desenvolvido a partir da dissertação de mestrado de Pereira.

O projeto envolveu pesquisadores de diversas instituições da Unicamp e de fora dela. Na oportunidade do lançamento do livro, serão discutidos o impacto e a importância de um Programa como este lançado pela Fapesp, em 2008, bem como as principais características e contribuições do projeto temático e do livro lançado pela Editora da Unicamp.

Estarão presentes Reynaldo Victoria, coordenador do Programa na Fapesp, com Eduardo Assad, da Embrapa e Rede CLIMA, e que foi responsável pelo Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos do Ministério da Agricultura, e pesquisadores do projeto queapresentarão as características e contribuições gerais do projeto e do livro. Após esta reflexão e debate, haverá o laçamento do livro com sessão de autógrafos.

Veja detalhes da programação do evento abaixo:

14h00 – Abertura

14h15 – Palestra de Abertura – Reynaldo Luiz Victoria (Coordenador do Programa Fapesp de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais da Fapesp)

15h00 – Mesa-Redonda  com pesquisadores do projeto

16h15 – Palestra de Encerramento – Eduardo Assad (Embrapa)

LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP