Inscrições para processo seletivo de Mestrado do Labjor / IEL
Labjor lança ebook sobre divulgação científica
Pesquisadores lançam livro de reflexões sobre arqueologia
Morre José Marques de Melo, criador do Labjor e pioneiro da Comunicação no Brasil
Labjor suspende atividades em razão do desabastecimento
Divulgação científica com chopp e descontração*
Alberto Dines, um dos fundadores do Labjor, morre aos 86 anos
Ao Dines, com carinho*
Pint of Science começa hoje, aproximando a ciência do público de forma leve e descontraída
Resultado do Processo Seletivo de Pós-Doutorado em Divulgação Científica e Cultural

Labjor contribui com livro voltado às mudanças climáticas

Notícia publicada em: 17 de agosto de 2017

Será lançado no final do mês, dia 30 de agosto de 2017, o livro “Planejamento da Produção de Cana-de-Açúcar no Contexto das Mudanças Climáticas Globais” no Mini-Auditório do Centro Cultural do IEL. Organizado pelos pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Jurandir Zullo Junior, André Tosi Furtado e Claudia Castellanos Pfeiffer, o livro materializa um dos resultados do Projeto Temático Fapesp, com o mesmo nome, realizado no interior do Programa Fapesp de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais.

O livro conta com dois capítulos de pesquisadores do Labjor. Um deles, “Por outros universos sensíveis… vida e tempo proliferam e(m) rasgos”, tem autoria da pesquisadora Susana Dias, coordenadora da Sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas da Rede Clima, e das alunas de pós-graduação Michele Gonçalves, Fernanda Pestana e Tainá Mascarenhas. O outro, “Idealização do website de divulgação científica do Projeto AlcScens”, é assinado pela pesquisadora Vera Regina Toledo Camargo e Marcos Rogério Pereira, e foi desenvolvido a partir da dissertação de mestrado de Pereira.

O projeto envolveu pesquisadores de diversas instituições da Unicamp e de fora dela. Na oportunidade do lançamento do livro, serão discutidos o impacto e a importância de um Programa como este lançado pela Fapesp, em 2008, bem como as principais características e contribuições do projeto temático e do livro lançado pela Editora da Unicamp.

Estarão presentes Reynaldo Victoria, coordenador do Programa na Fapesp, com Eduardo Assad, da Embrapa e Rede CLIMA, e que foi responsável pelo Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos do Ministério da Agricultura, e pesquisadores do projeto queapresentarão as características e contribuições gerais do projeto e do livro. Após esta reflexão e debate, haverá o laçamento do livro com sessão de autógrafos.

Veja detalhes da programação do evento abaixo:

14h00 – Abertura

14h15 – Palestra de Abertura – Reynaldo Luiz Victoria (Coordenador do Programa Fapesp de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais da Fapesp)

15h00 – Mesa-Redonda  com pesquisadores do projeto

16h15 – Palestra de Encerramento – Eduardo Assad (Embrapa)

LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP