Mestrado em Divulgação Científica e Cultural – Resultado final
Concurso PQ: nota da prova escrita e horário de entrevistas
Redes sociais acabam por produzir e disciplinar um novo tipo de acadêmico
Embrapa e Unicamp realizam o 4° Encontro Mídia e Pesquisa
Vozes e silenciamentos em Mariana: crime ou desastre ambiental? Disponível para Download
Labjor-Unicamp promove entrevistas ao vivo na Semana Nacional de C&T
Desastre de Mariana é tema de livro de pesquisadores e alunos do Labjor
Provas para pesquisador Labjor começam amanhã no prédio do Labeurb (Laboratório de Estudos Urbanos)
Inscrições homologadas no Mestrado em Divulgação Científica e Cultural
Aluna do Labjor conquista vaga em expedição marítima

Labjor contribui com livro voltado às mudanças climáticas

Notícia publicada em: 17 de agosto de 2017

Será lançado no final do mês, dia 30 de agosto de 2017, o livro “Planejamento da Produção de Cana-de-Açúcar no Contexto das Mudanças Climáticas Globais” no Mini-Auditório do Centro Cultural do IEL. Organizado pelos pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Jurandir Zullo Junior, André Tosi Furtado e Claudia Castellanos Pfeiffer, o livro materializa um dos resultados do Projeto Temático Fapesp, com o mesmo nome, realizado no interior do Programa Fapesp de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais.

O livro conta com dois capítulos de pesquisadores do Labjor. Um deles, “Por outros universos sensíveis… vida e tempo proliferam e(m) rasgos”, tem autoria da pesquisadora Susana Dias, coordenadora da Sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas da Rede Clima, e das alunas de pós-graduação Michele Gonçalves, Fernanda Pestana e Tainá Mascarenhas. O outro, “Idealização do website de divulgação científica do Projeto AlcScens”, é assinado pela pesquisadora Vera Regina Toledo Camargo e Marcos Rogério Pereira, e foi desenvolvido a partir da dissertação de mestrado de Pereira.

O projeto envolveu pesquisadores de diversas instituições da Unicamp e de fora dela. Na oportunidade do lançamento do livro, serão discutidos o impacto e a importância de um Programa como este lançado pela Fapesp, em 2008, bem como as principais características e contribuições do projeto temático e do livro lançado pela Editora da Unicamp.

Estarão presentes Reynaldo Victoria, coordenador do Programa na Fapesp, com Eduardo Assad, da Embrapa e Rede CLIMA, e que foi responsável pelo Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos do Ministério da Agricultura, e pesquisadores do projeto queapresentarão as características e contribuições gerais do projeto e do livro. Após esta reflexão e debate, haverá o laçamento do livro com sessão de autógrafos.

Veja detalhes da programação do evento abaixo:

14h00 – Abertura

14h15 – Palestra de Abertura – Reynaldo Luiz Victoria (Coordenador do Programa Fapesp de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais da Fapesp)

15h00 – Mesa-Redonda  com pesquisadores do projeto

16h15 – Palestra de Encerramento – Eduardo Assad (Embrapa)

LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP