Inscrições para processo seletivo de Mestrado do Labjor / IEL
Labjor lança ebook sobre divulgação científica
Pesquisadores lançam livro de reflexões sobre arqueologia
Morre José Marques de Melo, criador do Labjor e pioneiro da Comunicação no Brasil
Labjor suspende atividades em razão do desabastecimento
Divulgação científica com chopp e descontração*
Alberto Dines, um dos fundadores do Labjor, morre aos 86 anos
Ao Dines, com carinho*
Pint of Science começa hoje, aproximando a ciência do público de forma leve e descontraída
Resultado do Processo Seletivo de Pós-Doutorado em Divulgação Científica e Cultural

Exposição sobre luz: bom programa para as férias

Notícia publicada em: 21 de julho de 2017

Uma mostra física e virtual propõe ao público explorar sensorialmente conceitos básicos e experiências ligadas a fenômenos ópticos instigantes e, ao mesmo tempo, presentes no cotidiano. Criada para despertar o interesse de crianças de 7 a 10 anos, a exposição Jogos de Luz está atraindo e divertindo também o público de mais idade, inclusive os adultos.

Jogos de Luz é uma exposição modular e itinerante, instalada no Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, no Parque Taquaral (entrada 6). A exposição é vinculada ao projeto Ciência na rua, e conta com 9 experimentos interativos, criados pelos professores de física José Joaquín Lunazzi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pelos professores Alberto e Adriana Tufaile, da Universidade de São Paulo (USP).

Os experimentos que integram a mostra permitem às crianças brincar ou jogar com artefatos programados para trazer à cena a natureza da luz, seu comportamento como raio ou onda e sua ligação com os processos de geração e manutenção da vida.

Segundo a monitora Susana e seus colegas Caio Martins e Fernanda Newman Neves, as atrações que mais encantam são a lâmina quebra cara, que é um dispositivo translúcido que, interposto entre duas crianças, permite a cada uma delas uma visão de seus rostos em posições distintas, meio distorcidas, o caleidoscópio e as atividades na câmara escura. Nesse espaço fechado, o público observa, por exemplo, como a luz afeta a aparência dos objetos, e que não são eles que possuem suas cores, mas que elas surgem a partir da interação com a luz incidente.

O projeto foi idealizado e coordenado pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mariluce Moura, que é também pesquisadora colaboradora no Laboratório de Estudos Avançados da Unicamp e foi financiado via parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Instituto TIM e o Labjor. A exposição ficou de outubro a maio no saguão do Planetário e depois do Museu Dinâmico de Ciências segue para Salvador.

Energia

Além da exposição Jogos de Luz, o público que for ao Museu Dinâmico de Ciências nas férias poderá visitar a exposição A energia que move o mundo que apresenta processos básicos de transformação da energia, desde os seus primórdios até as diversas formas de utilização pelo homem contemporâneo, foi essencial para o seu uso. A exposição destaca a relevância do Sol como o grande gerador de energia, energia essa que mantêm a vida no planeta.

Para explicar os conceitos relacionados ao tema, a exposição conta com quatro ambientes temáticos: Energia Natural, Geração de Energia, Energia Elétrica e Vida, onde demonstrações e maquetes apresentam princípios básicos do uso de energia pela humanidade. Essa exposição foi concebida pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, que desde 2015 mantém uma parceria com o Museu Dinâmico de Campinas.

Outra atração é o Planetário que nas férias tem sessões de terça a sexta às 14h30 e 15h30 e aos domingos, às 15h e 16h. As duas exposições ficam abertas de terça a domingo das 14h às 17h.

O Museu Dinâmico de Campinas fica no Parque Taquaral, na Av. Heitor Penteado, entrada 6. Mais Informações: http://planetariocampinas.wixsite.com/planetario

LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP