Labjor abre inscrições para processo seletivo de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural
Labjor contribui com livro voltado às mudanças climáticas
Exposição sobre luz: bom programa para as férias
Lista de aprovados no processo seletivo da Especialização em Jornalismo Científico
Programa Oxigênio agora também no Jornal da Unicamp
Em “Diário de Vancouver”, no Jornal da Unicamp, pesquisadora do Labjor mostra um pouco da vivência acadêmica no exterior
Acontece pela segunda vez em Campinas o festival internacional Pint of Science nos dias 15, 16 e 17 de Maio
Labjor se despede de João Baptista da Costa Aguiar
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VII SEMINÁRIO CONEXÕES
4º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, na Unicamp, abre inscrições gratuitas para ouvintes

Exposição sobre luz: bom programa para as férias

Notícia publicada em: 21 de julho de 2017

Uma mostra física e virtual propõe ao público explorar sensorialmente conceitos básicos e experiências ligadas a fenômenos ópticos instigantes e, ao mesmo tempo, presentes no cotidiano. Criada para despertar o interesse de crianças de 7 a 10 anos, a exposição Jogos de Luz está atraindo e divertindo também o público de mais idade, inclusive os adultos.

Jogos de Luz é uma exposição modular e itinerante, instalada no Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, no Parque Taquaral (entrada 6). A exposição é vinculada ao projeto Ciência na rua, e conta com 9 experimentos interativos, criados pelos professores de física José Joaquín Lunazzi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pelos professores Alberto e Adriana Tufaile, da Universidade de São Paulo (USP).

Os experimentos que integram a mostra permitem às crianças brincar ou jogar com artefatos programados para trazer à cena a natureza da luz, seu comportamento como raio ou onda e sua ligação com os processos de geração e manutenção da vida.

Segundo a monitora Susana e seus colegas Caio Martins e Fernanda Newman Neves, as atrações que mais encantam são a lâmina quebra cara, que é um dispositivo translúcido que, interposto entre duas crianças, permite a cada uma delas uma visão de seus rostos em posições distintas, meio distorcidas, o caleidoscópio e as atividades na câmara escura. Nesse espaço fechado, o público observa, por exemplo, como a luz afeta a aparência dos objetos, e que não são eles que possuem suas cores, mas que elas surgem a partir da interação com a luz incidente.

O projeto foi idealizado e coordenado pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mariluce Moura, que é também pesquisadora colaboradora no Laboratório de Estudos Avançados da Unicamp e foi financiado via parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Instituto TIM e o Labjor. A exposição ficou de outubro a maio no saguão do Planetário e depois do Museu Dinâmico de Ciências segue para Salvador.

Energia

Além da exposição Jogos de Luz, o público que for ao Museu Dinâmico de Ciências nas férias poderá visitar a exposição A energia que move o mundo que apresenta processos básicos de transformação da energia, desde os seus primórdios até as diversas formas de utilização pelo homem contemporâneo, foi essencial para o seu uso. A exposição destaca a relevância do Sol como o grande gerador de energia, energia essa que mantêm a vida no planeta.

Para explicar os conceitos relacionados ao tema, a exposição conta com quatro ambientes temáticos: Energia Natural, Geração de Energia, Energia Elétrica e Vida, onde demonstrações e maquetes apresentam princípios básicos do uso de energia pela humanidade. Essa exposição foi concebida pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, que desde 2015 mantém uma parceria com o Museu Dinâmico de Campinas.

Outra atração é o Planetário que nas férias tem sessões de terça a sexta às 14h30 e 15h30 e aos domingos, às 15h e 16h. As duas exposições ficam abertas de terça a domingo das 14h às 17h.

O Museu Dinâmico de Campinas fica no Parque Taquaral, na Av. Heitor Penteado, entrada 6. Mais Informações: http://planetariocampinas.wixsite.com/planetario

LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP