Labjor abre inscrições para processo seletivo de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural
Labjor contribui com livro voltado às mudanças climáticas
Exposição sobre luz: bom programa para as férias
Lista de aprovados no processo seletivo da Especialização em Jornalismo Científico
Programa Oxigênio agora também no Jornal da Unicamp
Em “Diário de Vancouver”, no Jornal da Unicamp, pesquisadora do Labjor mostra um pouco da vivência acadêmica no exterior
Acontece pela segunda vez em Campinas o festival internacional Pint of Science nos dias 15, 16 e 17 de Maio
Labjor se despede de João Baptista da Costa Aguiar
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VII SEMINÁRIO CONEXÕES
4º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, na Unicamp, abre inscrições gratuitas para ouvintes

Programa Oxigênio agora também no Jornal da Unicamp

Notícia publicada em: 7 de junho de 2017

O programa de web rádio e podcast Oxigênio está em sua 36a edição e a partir de agora pode ser também acessado via Jornal da Unicamp Online. O programa que é produzido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade, foi criado em parceria com a Web Rádio Unicamp. A nova parceria reflete o amadurecimento do programa ao longo dos dois anos de sua criação e inaugura a seção de áudios e vídeos do JU.

E o número 36 do Oxigênio traz como reportagem principal uma entrevista com Marco Antônio Bortoleto, professor da Faculdade de Educação Física, e coordenador do grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circences, Circus. Na entrevista ele conta para a jornalista Nadia Salmeron sobre o livro recém lançado pelo grupo – Circo – e também sobre a trajetória do Circus na universidade e na área de pesquisa que mescla arte circence e educação física.

A edição traz também duas notícias, uma sobre o risco de se anunciar a ocorrência de espécies raras em revistas de acesso aberto,  tema tratado em artigo publicado na revista Science e outra a respeito do Encontro Cultura Matemática: diagnósticos e perspectivas, promovido pelo Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat), um dos primeiros eventos relacionados ao Biênio da Matemática, que pretende nos anos de 2017 e 2018 ampliar a divulgação científica da área.

A coluna Alimentação e Saúde, o professor Jorge Behrens, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, fala sobre a relação da nossa alimentação com o meio ambiente, a sociedade e a economia.

E já que estamos falando de parcerias, o Oxigênio também mantém parceria com outros podcasts, com a ideia de criar uma rede de programas radiofônicos sobre ciência, principalmente produzidos por universidades. Este programa contou com a participação do podcast Unesp, da Universidade Estadual Paulista. O tema da reportagem é o relatório Conflitos no campo Brasil, segundo o qual houve 61 assassinatos no campo em 2016, o segundo maior número em 25, o que é bem preocupante.

E na seção Arquivo na Ciência, o repórter Gustavo Almeida trata do tema da punição na ciência ao longo dos anos. O tema fez parte do Dossiê Prêmio e Castigo, da revista ComCiência de maio. Além do Gustavo e da Nádia, participaram desta edição: Carol Gama, Roberto Takata, Simone Pallone, Patricia Santos e Jeverson Barbieri.

O programa Oxigênio é produzido por alunos e ex-alunos dos cursos do Labjor, já realizou um Workshop sobre web jornalismo, duas oficinas sobre rádio, além de ter desenvolvido o Projeto 1, 2, feijão com arroz, 3, 4, ciência no rádio na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016.

LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP