Podcast Oxigênio reestreia em novo formato
Cocen lança programa interdisciplinar com palestra do professor Carlos Vogt
VII Seminário Conexões discute questões sobre o Antropoceno
Mestrado em Divulgação Científica e Cultural – Resultado final
Redes sociais acabam por produzir e disciplinar um novo tipo de acadêmico
Concurso PQ: nota da prova escrita e horário de entrevistas
Embrapa e Unicamp realizam o 4° Encontro Mídia e Pesquisa
Vozes e silenciamentos em Mariana: crime ou desastre ambiental? Disponível para Download
Labjor-Unicamp promove entrevistas ao vivo na Semana Nacional de C&T
Desastre de Mariana é tema de livro de pesquisadores e alunos do Labjor

Programa Oxigênio agora também no Jornal da Unicamp

Notícia publicada em: 7 de junho de 2017

O programa de web rádio e podcast Oxigênio está em sua 36a edição e a partir de agora pode ser também acessado via Jornal da Unicamp Online. O programa que é produzido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade, foi criado em parceria com a Web Rádio Unicamp. A nova parceria reflete o amadurecimento do programa ao longo dos dois anos de sua criação e inaugura a seção de áudios e vídeos do JU.

E o número 36 do Oxigênio traz como reportagem principal uma entrevista com Marco Antônio Bortoleto, professor da Faculdade de Educação Física, e coordenador do grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circences, Circus. Na entrevista ele conta para a jornalista Nadia Salmeron sobre o livro recém lançado pelo grupo – Circo – e também sobre a trajetória do Circus na universidade e na área de pesquisa que mescla arte circence e educação física.

A edição traz também duas notícias, uma sobre o risco de se anunciar a ocorrência de espécies raras em revistas de acesso aberto,  tema tratado em artigo publicado na revista Science e outra a respeito do Encontro Cultura Matemática: diagnósticos e perspectivas, promovido pelo Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat), um dos primeiros eventos relacionados ao Biênio da Matemática, que pretende nos anos de 2017 e 2018 ampliar a divulgação científica da área.

A coluna Alimentação e Saúde, o professor Jorge Behrens, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, fala sobre a relação da nossa alimentação com o meio ambiente, a sociedade e a economia.

E já que estamos falando de parcerias, o Oxigênio também mantém parceria com outros podcasts, com a ideia de criar uma rede de programas radiofônicos sobre ciência, principalmente produzidos por universidades. Este programa contou com a participação do podcast Unesp, da Universidade Estadual Paulista. O tema da reportagem é o relatório Conflitos no campo Brasil, segundo o qual houve 61 assassinatos no campo em 2016, o segundo maior número em 25, o que é bem preocupante.

E na seção Arquivo na Ciência, o repórter Gustavo Almeida trata do tema da punição na ciência ao longo dos anos. O tema fez parte do Dossiê Prêmio e Castigo, da revista ComCiência de maio. Além do Gustavo e da Nádia, participaram desta edição: Carol Gama, Roberto Takata, Simone Pallone, Patricia Santos e Jeverson Barbieri.

O programa Oxigênio é produzido por alunos e ex-alunos dos cursos do Labjor, já realizou um Workshop sobre web jornalismo, duas oficinas sobre rádio, além de ter desenvolvido o Projeto 1, 2, feijão com arroz, 3, 4, ciência no rádio na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016.

LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP