Últimas notícias
Mestrado – Inscrições Homologadas Processo Seletivo 2022
INSCRIÇÕES PRORROGADAS: Projeto Internacional seleciona bolsista de pós-doutorado
Projeto internacional de divulgação científica seleciona bolsista TT-3 Fapesp
Podcast Mundaréu recebe o I Prêmio de Divulgação Científica da ABA
Comunidades da Unicamp reforçam ato pela democracia com foco na “banalidade do mal”
Prêmio FCW de Arte 2022 abre inscrições 
Carlos Joly é o ganhador do Prêmio FCW de Ciência 2022
Colóquio Internacional aborda comunicação publica da ciência e tecnologia
Portal da Imprensa lança especial de Jornalismo Científico
Centro Cultural recebe exposição Ancestralidades mais que humanas

Arquivo de notícias

Em “Diário de Vancouver”, no Jornal da Unicamp, pesquisadora do Labjor mostra um pouco da vivência acadêmica no exterior


Notícia publicada em: 26 de maio de 2017

Graziele de Souza

Germana Barata é pesquisadora do Labjor e, desde do início de 2017, está em Vancouver, no Canadá, como pesquisadora visitante da Universidade Simon Fraser, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Por meio dos textos publicados na coluna “Diário de Vancouver”, disponível na versão online do Jornal da Unicamp, ela procura compartilhar a experiência de viver no exterior, enfatizando o debate sobre o ensino superior.

Germana, em seu primeiro texto no Jornal da Unicamp, cita alguns assuntos que pretende abordar em sua coluna, como: o perfil institucional e suas estratégias de internacionalização, as questões de gênero na ciência, a progressão na carreira, o financiamento de pesquisa, as atividades de divulgação científica, o acesso aberto a revistas científicas, o uso de bibliotecas e a avaliação da produtividade.

Já foram publicados três textos, o primeiro foi “Pavimentando o caminho da internacionalização”, no qual ela aborda algumas dificuldades que precisou enfrentar desde o início do processo, quando tomou a decisão de ter experiência acadêmica no exterior até conseguir embarcar para o Canadá. Um dos desafios enfrentados foi em relação ao idioma: “Me considero fluente no inglês, mas a vida acadêmica nos desafia diariamente de modo a expor algumas fragilidades transponíveis da internacionalização. Defender as ideias científicas, sobretudo em outra área do conhecimento, com a agilidade e complexidade que às vezes nos é exigido é elevar a palavra ‘fluente’ para um próximo degrau”.

O segundo texto publicado foi o “Ciência como estratégia de desenvolvimento de nação”, que trata das medidas inclusivas do governo do Canadá e como isso auxiliou no desenvolvimento do país nos últimos anos, além de abordar sobre o ensino superior canadense.

A publicação mais recente é sobre o “Acesso aberto como política científica institucional”, no qual a pesquisadora relata sobre plataformas de acesso aberto existentes para possibilitar a leitura de artigos científicos de forma gratuita, apesar de que a grande maioria das pesquisas científicas tem o acesso restrito para assinantes.

Além de ler os textos já publicados pela pesquisadora, é possível acompanhar as próximas publicações, que podem ser encontradas nas categorias Artigos e Ideias no Jornal da Unicamp Online.

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588
Ver endereço para envio de correspondências
LABORATÓRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMO - UNICAMP