Últimas notícias
Resultado do Processo Seletivo de Pós-Doutorado em Divulgação Científica e Cultural
5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura abre inscrições para ouvintes, comunicações orais e relatos de experiências
Pint of Science começa hoje, aproximando a ciência do público de forma leve e descontraída
Podcast Oxigênio reestreia em novo formato
Cocen lança programa interdisciplinar com palestra do professor Carlos Vogt
VII Seminário Conexões discute questões sobre o Antropoceno
Mestrado em Divulgação Científica e Cultural – Resultado final
Redes sociais acabam por produzir e disciplinar um novo tipo de acadêmico
Concurso PQ: nota da prova escrita e horário de entrevistas
Embrapa e Unicamp realizam o 4° Encontro Mídia e Pesquisa

Arquivo de notícias

Em “Diário de Vancouver”, no Jornal da Unicamp, pesquisadora do Labjor mostra um pouco da vivência acadêmica no exterior


Notícia publicada em: 26 de maio de 2017

Graziele de Souza

Germana Barata é pesquisadora do Labjor e, desde do início de 2017, está em Vancouver, no Canadá, como pesquisadora visitante da Universidade Simon Fraser, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Por meio dos textos publicados na coluna “Diário de Vancouver”, disponível na versão online do Jornal da Unicamp, ela procura compartilhar a experiência de viver no exterior, enfatizando o debate sobre o ensino superior.

Germana, em seu primeiro texto no Jornal da Unicamp, cita alguns assuntos que pretende abordar em sua coluna, como: o perfil institucional e suas estratégias de internacionalização, as questões de gênero na ciência, a progressão na carreira, o financiamento de pesquisa, as atividades de divulgação científica, o acesso aberto a revistas científicas, o uso de bibliotecas e a avaliação da produtividade.

Já foram publicados três textos, o primeiro foi “Pavimentando o caminho da internacionalização”, no qual ela aborda algumas dificuldades que precisou enfrentar desde o início do processo, quando tomou a decisão de ter experiência acadêmica no exterior até conseguir embarcar para o Canadá. Um dos desafios enfrentados foi em relação ao idioma: “Me considero fluente no inglês, mas a vida acadêmica nos desafia diariamente de modo a expor algumas fragilidades transponíveis da internacionalização. Defender as ideias científicas, sobretudo em outra área do conhecimento, com a agilidade e complexidade que às vezes nos é exigido é elevar a palavra ‘fluente’ para um próximo degrau”.

O segundo texto publicado foi o “Ciência como estratégia de desenvolvimento de nação”, que trata das medidas inclusivas do governo do Canadá e como isso auxiliou no desenvolvimento do país nos últimos anos, além de abordar sobre o ensino superior canadense.

A publicação mais recente é sobre o “Acesso aberto como política científica institucional”, no qual a pesquisadora relata sobre plataformas de acesso aberto existentes para possibilitar a leitura de artigos científicos de forma gratuita, apesar de que a grande maioria das pesquisas científicas tem o acesso restrito para assinantes.

Além de ler os textos já publicados pela pesquisadora, é possível acompanhar as próximas publicações, que podem ser encontradas nas categorias Artigos e Ideias no Jornal da Unicamp Online.

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599
LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP