Inscrições prorrogadas até 31/08 para o processo seletivo de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural
Aluna do Labjor conquista vaga em expedição marítima
Pesquisador do Labjor lança livro no Shopping Parque D. Pedro
Aluno do Labjor publica livro de crônicas
Labjor contribui com livro voltado às mudanças climáticas
Exposição sobre luz: bom programa para as férias
Lista de aprovados no processo seletivo da Especialização em Jornalismo Científico
Programa Oxigênio agora também no Jornal da Unicamp
Em “Diário de Vancouver”, no Jornal da Unicamp, pesquisadora do Labjor mostra um pouco da vivência acadêmica no exterior
Acontece pela segunda vez em Campinas o festival internacional Pint of Science nos dias 15, 16 e 17 de Maio

Notícia publicada em: 15 de maio de 2017

banner_campinas3_red_720

Graziele Souza

O festival Pint of Science acontece entre hoje e quarta-feira (dia 15, 16 e 17) em diversos bares espalhados pelo mundo. No total, o evento acontecerá em 11 países, em mais de 100 cidades, durante 3 noites.

O Pint of Science é um festival internacional de divulgação científica realizado em bares, tendo sido criado em 2013 por Michael Motskin e Praveen Paul, na Inglaterra.

Para a coordenadora do festival em Campinas, Isabela Schirato, “a meta deste Festival de Divulgação Científica é atrair pessoas que normalmente não costumam frequentar o ambiente acadêmico, despertando seu interesse e aproximando-as das diversas áreas de pesquisa, para que percebam como a ciência está totalmente relacionada ao nosso dia a dia”, afirmou.

No Brasil o festival está em sua terceira edição, e ocorrerá em bares de 22 cidades brasileiras. Em Campinas o Pint of Science ocorre pela segunda vez, e este ano o evento irá acontecer nos bares: Lado B, Echos Studio Bar, Yoou Geek e Alzirão Empório Bar. No ano passado, o Labjor esteve bastante envolvido com as atividades, e este ano continua apoiando, mas com uma atuação menos intensa.

banner_campinas3_red_720

Em 2016 Campinas sediou pela primeira vez o festival de divulgação cientifica e para a Isabela Schirato, a principal dificuldade encontrada foi que, pelo caráter inovador e por ter sido o primeiro ano, os organizadores tiveram mais dificuldades em conseguir patrocínio junto a empresas e institutos. “Ficamos preocupados se haveria um número representativo de pessoas, mas, no fim das contas, a participação do público superou nossas expectativas”, comentou.

Na edição de 2016 do evento, Campinas contou com um público de 2.200 pessoas, sendo que 1.500 participaram em uma única noite, no Observatório Municipal de Campinas além de outros dois bares.

Para 2017 a coordenadora de Campinas, Isabela Schirato, estima um público de 2.500 pessoas nas três noites, considerando que essa seja a lotação máxima dos quatro bares que participam do evento desta vez.

Os temas que serão abordados são bastante variados: Alimentos funcionais, obesidade, diabetes, astronomia, mudanças climáticas, biodiversidade, medicalização, evolucionismo, impressão 3D de órgãos, epidemias, computação quântica, transhumanismo, privacidade, e vários outros. A programação completa das atividades em Campinas pode ser conferida no site http://posbrazil.wixsite.com/posbrazil/campina17.

Isabela conta ainda que a experiência do ano passado foi positiva não apenas para o público, mas também para os palestrantes, que buscaram novas maneiras de apresentar os seus temas de pesquisa, com linguagem mais coloquial, diferente da que se usa em sala de aula ou nos congressos científicos.

Ela afirma que “o retorno tanto dos palestrantes quanto do público foi extremamente positivo, todos bastante empolgados pelo formato descontraído com que foram apresentados temas tão interessantes e relevantes. Tanto para acadêmicos quanto ao público em geral, foi um evento surpreendente”.

As sessões do Pint of Science terão início às 19h30 e terminam às 22h. E a programação do Pint of Science 2017, em todas as cidades onde estará ocorrendo, pode ser acessada no site oficial do evento. Também pode acessar o evento do Pint of Science 2017 no Facebook.

LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP