Divulgação dos horários das entrevistas dos selecionados no processo seletivo da Especialização em Jornalismo Científico
Selecionados para segunda fase no processo seletivo da Especialização em Jornalismo Científico
Inscrições homologadas no processo seletivo da Especialização em Jornalismo Científico
Programa Oxigênio agora também no Jornal da Unicamp
Em “Diário de Vancouver”, no Jornal da Unicamp, pesquisadora do Labjor mostra um pouco da vivência acadêmica no exterior
Acontece pela segunda vez em Campinas o festival internacional Pint of Science nos dias 15, 16 e 17 de Maio
Labjor se despede de João Baptista da Costa Aguiar
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VII SEMINÁRIO CONEXÕES
4º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, na Unicamp, abre inscrições gratuitas para ouvintes
Concurso Pesquisador: Resultado final e classificação

Labjor se despede de João Baptista da Costa Aguiar

Notícia publicada em: 18 de abril de 2017

Com tristeza e pesar o Labjor se despede do artista João Baptista da Costa Aguiar, falecido no dia 16 de abril. Foi colaborador do laboratório desde 2000, quando criou o projeto gráfico da revista Ciência e Cultura, publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que passaria a ser produzida por uma equipe de jornalistas e pesquisadores do Labjor. Desde então, continuou produzindo as capas das revistas, em edições trimestrais, seguindo uma linha de criação na qual explorava o uso de cores vivas e o universo da tipologia para criar os títulos dos dossiês temáticos, que dão o tom principal da publicação.

CIENCIA_E_CULTURA IMG

Anos depois foi convidado para criar também o projeto gráfico da revista Conhecimento & Inovação, que foi publicada pelo Labjor com diferentes parceiros – Instituto Uniemp, Agência de Inovação Inova Unicamp, Secretaria de Ensino Superior e Instituto Inovação – no período de 2005 a 2010. Mantendo um estilo mais leve, clean, que era uma de suas marcas, criou um projeto agradável, explorando o uso de fotos grandes, trazendo para a revista um equilíbrio importante entre arte e conhecimento.

INOVACAO IMG

João Baptista fez, também, a capa do livro Prêmio Jovem Cientista, produzido pelo Labjor para a Fundação Roberto Marinho e a logomarca para a revista Patrimônio, uma publicação eletrônica do Labjor e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Programa “Artista Residente”

Mas, mesmo antes da criação do Labjor João Baptista já havia ajudado a criar o Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), tendo respondido pela coordenação do núcleo no período de 30/06/1986 a 01/05/1989. Em 1985, dentro do programa “Artista Residente” do Nudecri, mobilizou estudantes, professores, funcionários e crianças com um histórico espetáculo chamado Vai rolar, quando uma bola vermelha gigante, de cinco metros de diâmetro, feita de lona de circo, ficou rolando, empurrada por pessoas, por quase duas horas no gramado do campus, fazendo uma alusão aos três pontos vermelhos da logomarca da Unicamp.

João Baptista teve uma carreira bastante significativa no campo da arte gráfica. Em 1970, começou na Editora Abril e, em 1973, já atuava em estúdio próprio. Foi diretor de arte da revista Vogue Brasil (1976-1978). A partir de 1982 passou a atuar na criação de cartazes e identidades corporativas para instituições e eventos, inclusive para a Unicamp, destacando-se o importante trabalho junto à prefeitura da cidade de São Paulo, onde criou a logomarca da cidade na gestão de Erundina e produziu outras imagens que se destacaram, como o cartaz de cem anos da avenida Paulista.

Foi o criador do logotipo e participou da implantação da identidade visual da editora Companhia das Letras, em 1986 – fez o projeto gráfico de capa para a série de livros policiais, diversas capas e iniciou o desenho de coleções de alguns autores consagrados. Produziu capas também para as editoras LP&M, Nova Fronteira, Agir entre outras.

Além de artista gráfico, João Baptista gostava muito de cozinhar e publicou, em 2011, o livro Senhor prendado – um homem que se diverte na cozinha, que é também uma obra de grande beleza gráfica.

Em 2006 teve sua obra consagrada no livro Desenho gráfico – 1980-2006, da editora Senac. No mesmo ano fez uma grande exposição no Instituto Tomie Ohtake, reunindo uma infinidade de capas de livros, revistas e cartazes produzidos ao longo de três décadas.

João Baptista deixa os filhos Rita e Zeca e dois netos.

LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP