Últimas notícias
Labjor abre inscrições para processo seletivo de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural
Labjor contribui com livro voltado às mudanças climáticas
Exposição sobre luz: bom programa para as férias
Lista de aprovados no processo seletivo da Especialização em Jornalismo Científico
Programa Oxigênio agora também no Jornal da Unicamp
Em “Diário de Vancouver”, no Jornal da Unicamp, pesquisadora do Labjor mostra um pouco da vivência acadêmica no exterior
Acontece pela segunda vez em Campinas o festival internacional Pint of Science nos dias 15, 16 e 17 de Maio
Labjor se despede de João Baptista da Costa Aguiar
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VII SEMINÁRIO CONEXÕES
4º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, na Unicamp, abre inscrições gratuitas para ouvintes

Arquivo de notícias

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VII SEMINÁRIO CONEXÕES


Notícia publicada em: 10 de abril de 2017

16423147_771427953005035_3695138377392158208_o

Temos o prazer de anunciar que o Seminário Conexões chega em 2017 a sua sétima edição com o tema “Deleuze e Cosmospolíticas e Ecologias Radicais e Nova Terra e…”. As inscrições de trabalhos estão abertas e os interessados devem enviar título, texto entre 1000 e 2000 palavras e três palavras-chave através de formulário disponível no site do evento: https://seminarioconexoes2017.hotglue.me/

Desde 2009 o evento propõe proliferações com o pensamento do filósofo Gilles Deleuze em interseções as mais inusitadas. Embora nosso dever seja o de ser intempestivos a nosso tempo, é ele na sua condição de contemporâneo que nos força a pensar.

O Antropoceno, como tempo marcado pelas catástrofes, pelas mudanças climáticas e nossa ação irreversível sobre as condições materiais de existência, sobre Gaia; parece que nos joga em direção ao fim do mundo. Um beco sem saída onde a comunicação e educação se tornam cúmplices de nossa miséria.

No entanto, não acreditamos no fim do mundo, como um Grand Finale, pois para quem acredita nas potências criativas da vida e do humano, o Novo, sempre advém do fim de um mundo que dá lugar a um outro. O mundo como uma cosmogênese constante. Uma comunicação entendida como multirelacionalidade que se diz potente ao afetar e ao se deixar afetar abrindo novas individuações e transformações na matéria; assim como uma educação como possibilidade de deslocar a aprendizagem para uma condição de ambiências imanentes que colocam o humano e não humano em processos de apreensão, de se apre(e)nderem mutuamente como encontro entre heterogêneos, podem ser os mais potentes aliados para um mundo que se resiste a acabar.

É por isso, que este ano o Conexões pretende se jogar em experimentações a partir do conceito de Deleuze e Guattari de Nova Terra. Acreditamos que a infindável procura por reinventar e refazer o mundo, por compor uma nova imagem do pensamento é sempre a procura por uma Nova Terra, por povoar uma e outra vez, por fazer diferir a mecanosfera que não para de afirmar seu des-fundamento como potência criadora e onde uma constelação de conceitos outros emerge e estes fazem contato dando consistência a possíveis e impensadas Cosmopolíticas e Ecologias Radicais.

O que pode o humano nos seus devires em tempos de catástrofe? É talvez a pergunta que tem nos des-orientado no pensamento com as mudanças climáticas na Revista ClimaCom produzida pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e no OLHO Laboratório de Estudos Audiovisuais da FE, ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e que nos instiga a querer fazer deste VII Seminário um experimento em estar junto onde modos e lógicas de pensamento as mais díspares e aberrantes façam funcionar o pensamento de Deleuze e Guattari, na vontade de farejar faíscas dos modos como essa Nova Terra, suas Cosmopolíticas e Ecologias Radicais, podem aparecer e…

O evento de caráter interdisciplinar, está planejado para acontecer entre 27 e 29 de novembro de 2017, tendo já confirmada também as presenças de Brian Massumi e Erin Manning (Canadá), de Adrián Cangi (Argentina), Ailton Krenak, Almires Martins, Eustáquio Neves, Déborah Danowski, Luiz Orlandi e Marco Antonio Valentim (Brasil).

Em breve novas informações dos convidados e programação estarão disponíveis no site e em nossa página do facebook: https://www.facebook.com/conexoesdeleuze/?fref=ts

Comissão Organizadora – VII Seminário Conexões: Deleuze e Cosmopolíticas e Ecologias Radicais e Nova Terra e…

Instituições: Labjor e Faculdade de Educação da Unicamp

Grupos de pesquisa: multiTÃO, OLHO e DIS

Cursos de pós-graduação: Programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural – Labjor/IEL/Unicamp; Programa de Pós-Graduação em Educação – FE/Unicamp

Redes e associações: Subrede Divulgação Científica da Rede Clima,
Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas – Rede Clima e
Associação de Leitura do Brasil – ALB

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599
LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP