Últimas notícias
Abertas as inscrições para pós-graduação em Jornalismo Científico
Labjor se despede de João Baptista da Costa Aguiar
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VII SEMINÁRIO CONEXÕES
4º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, na Unicamp, abre inscrições gratuitas para ouvintes
Concurso Pesquisador: Resultado final e classificação
Grupo de pesquisa do projeto AlcScens lança livro sobre mudanças climáticas publicado pela Unicamp
Revista ComCiência lança novo site
Programação especial abordou alimentação na Semana Nacional de C&T
Coordenador do Labjor comemora Prêmio Jabuti e novo livro de poesias
Maior superlua do século terá observação com telescópio em Valinhos

Arquivo de notícias

Grupo de pesquisa do projeto AlcScens lança livro sobre mudanças climáticas publicado pela Unicamp


Notícia publicada em: 8 de março de 2017

Organizado por Jurandir Zullo Junior, Claudia Castellanos Pfeiffer e André Tosi Furtado, a obra Planejamento da produção de cana-de-açúcar no contexto das mudanças climáticas globais traz os desafios impostos pelas mudanças na temperatura da Terra.

O livro apresenta algumas das análises realizadas no âmbito do projeto interdisciplinar AlcScens, em que se colocaram em questão as possibilidades de expansão das áreas de plantio da cana-de-açúcar, elaborando cenários que incorporaram elementos advindos dos estudos ambientais, sobre dinâmica populacional, segurança alimentar e economia.

O AlcScens é constituído por pesquisadores que estudam a adaptação do sistema agrícola brasileiro, em especial a produção da cana-de-açúcar, às mudanças climáticas. O leitor terá acesso à parte do que foi produzido por este grupo, constituído de especialistas de várias áreas do conhecimento, tais como, climatologia, dinâmica demográfica, segurança alimentar e nutricional, divulgação científica, políticas públicas, geoprocessamento, meio-ambiente, saúde humana e desenvolvimento científico e tecnológico; e organizados em torno de cinco núcleos temáticos: modelagem agroclimática, segurança alimentar e demografia, política científica e tecnológica, divulgação científica e cenarização.

Sobre os autores:

Jurandir Zullo Junior é matemático e engenheiro agrícola, mestre em matemática aplicada e doutor em engenharia, pesquisador do Cepagri – Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp e professor nos programas de pós-graduação da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

Claudia Regina Castellanos Pfeiffer é linguista, pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos da Unicamp e professora do programa de pós-graduação em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem.

Andre Tosi Furtado é doutor em Ciências Econômicas pela Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne). É professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp.

O livro foi lançado pela editora Unicamp. Veja mais em http://www.editoraunicamp.com.br/lancamento_detalhe.asp?id=1114

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599
LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP