Últimas notícias
Podcast Oxigênio reestreia em novo formato
Cocen lança programa interdisciplinar com palestra do professor Carlos Vogt
VII Seminário Conexões discute questões sobre o Antropoceno
Mestrado em Divulgação Científica e Cultural – Resultado final
Redes sociais acabam por produzir e disciplinar um novo tipo de acadêmico
Concurso PQ: nota da prova escrita e horário de entrevistas
Embrapa e Unicamp realizam o 4° Encontro Mídia e Pesquisa
Vozes e silenciamentos em Mariana: crime ou desastre ambiental? Disponível para Download
Labjor-Unicamp promove entrevistas ao vivo na Semana Nacional de C&T
Desastre de Mariana é tema de livro de pesquisadores e alunos do Labjor

Arquivo de notícias

Grupo de pesquisa do projeto AlcScens lança livro sobre mudanças climáticas publicado pela Unicamp


Notícia publicada em: 8 de março de 2017

Organizado por Jurandir Zullo Junior, Claudia Castellanos Pfeiffer e André Tosi Furtado, a obra Planejamento da produção de cana-de-açúcar no contexto das mudanças climáticas globais traz os desafios impostos pelas mudanças na temperatura da Terra.

O livro apresenta algumas das análises realizadas no âmbito do projeto interdisciplinar AlcScens, em que se colocaram em questão as possibilidades de expansão das áreas de plantio da cana-de-açúcar, elaborando cenários que incorporaram elementos advindos dos estudos ambientais, sobre dinâmica populacional, segurança alimentar e economia.

O AlcScens é constituído por pesquisadores que estudam a adaptação do sistema agrícola brasileiro, em especial a produção da cana-de-açúcar, às mudanças climáticas. O leitor terá acesso à parte do que foi produzido por este grupo, constituído de especialistas de várias áreas do conhecimento, tais como, climatologia, dinâmica demográfica, segurança alimentar e nutricional, divulgação científica, políticas públicas, geoprocessamento, meio-ambiente, saúde humana e desenvolvimento científico e tecnológico; e organizados em torno de cinco núcleos temáticos: modelagem agroclimática, segurança alimentar e demografia, política científica e tecnológica, divulgação científica e cenarização.

Sobre os autores:

Jurandir Zullo Junior é matemático e engenheiro agrícola, mestre em matemática aplicada e doutor em engenharia, pesquisador do Cepagri – Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp e professor nos programas de pós-graduação da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

Claudia Regina Castellanos Pfeiffer é linguista, pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos da Unicamp e professora do programa de pós-graduação em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem.

Andre Tosi Furtado é doutor em Ciências Econômicas pela Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne). É professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp.

O livro foi lançado pela editora Unicamp. Veja mais em http://www.editoraunicamp.com.br/lancamento_detalhe.asp?id=1114

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599
LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP