Mestrado – Inscrições Homologadas Processo Seletivo 2022
INSCRIÇÕES PRORROGADAS: Projeto Internacional seleciona bolsista de pós-doutorado
Projeto internacional de divulgação científica seleciona bolsista TT-3 Fapesp
Podcast Mundaréu recebe o I Prêmio de Divulgação Científica da ABA
Comunidades da Unicamp reforçam ato pela democracia com foco na “banalidade do mal”
Prêmio FCW de Arte 2022 abre inscrições
Carlos Joly é o ganhador do Prêmio FCW de Ciência 2022
Colóquio Internacional aborda comunicação publica da ciência e tecnologia
Portal da Imprensa lança especial de Jornalismo Científico
Centro Cultural recebe exposição Ancestralidades mais que humanas

Projetos do Labjor são aprovados para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Notícia publicada em: 23 de agosto de 2016

Carolina Neves

IMG_20160817_145403603Projetos organizados por pesquisadores e alunos do Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (Labjor) da Unicamp farão parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, após aprovação em edital do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Telecomunicações. A equipe do programa de webrádio e podcast Oxigênio, parceria do Labjor com a rádio web Unicamp, irá produzir spots sobre o tema alimentação e soberania alimentar, dentro do projeto intitulado “Um, dois, feijão com arroz, três quatro, ciência no rádio”. O outro projeto, “Conhecer para Preservar”, tem como foco a divulgação científica para estudantes de ensino médio, assim como para a população geral. As propostas foram beneficiadas com R$ 14 mil e R$ 20 mil, respectivamente.

A ação do programa Oxigênio será desenvolvida em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa), e será realizada durante a Mostra de Ciência e Tecnologia da Unicamp, no período de 17 a 23 de outubro de 2016, na universidade.  A proposta tem como objetivo ampliar a divulgação de temas de ciência e tecnologia e promover a inclusão social, por meio de material jornalístico com especial atenção para o tema da Semana Nacional de C&T que é “A ciência alimentando o Brasil”. O material será transmitido pela web rádio Unicamp, em circuito interno da Mostra de Ciência e Tecnologia da Unicamp, em rádios comunitárias e ficará disponível no site da Semana Nacional. Além dos pesquisadores e alunos ligados à rádio, e dos pesquisadores do Nepa, a atividade também conta com a participação de pesquisadoras colaboradoras do Labjor.

Além dos spots, a proposta prevê a realização de entrevistas ao vivo com pesquisadores, autoridades e visitantes da Mostra. O público poderá acompanhar a produção e participar fazendo perguntas para os entrevistados, com transmissão ao vivo pela internet por streaming, pela rádio web da Unicamp e pelo site do programa Oxigênio.

A ideia é levar para a Mostra de Ciência e Tecnologia da Unicamp uma nova atração de divulgação científica, criar novas oportunidades de uso da linguagem radiofônica e favorecer o debate sobre temas importantes relacionados à Segurança Alimentar, tais como agroecologia, desperdício de alimentos, mitos da indústria alimentícia, entre outros.

Já o projeto Conhecer para Preservar tem um objetivo semelhante, mas visa um público diferente e trabalha com uma proposta temática mais ampla. As ações serão realizadas em parceria com o laboratório de divulgação científica Ilha da Ciência, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O projeto contará com o Ciência Móvel, uma van com planetário digital, telescópio e experimentos, e vai circular, possibilitando o acesso de vários grupos às atividades.

Os eventos, que ocorrerão no decorrer de três meses, em partes diferentes de Campinas e Valinhos, contarão com sessões de vídeos sobre Astronomia (especialmente do Sistema Solar), bem como o uso de telescópios móveis para observação do céu noturno. Antes de cada ação serão oferecidas palestras sobre o tema, além de uma mostra de ciência com experimentos, tais como gerador eólico em mancais magnéticos, corpo levitado eletromagneticamente e pêndulo de Newton.

O projeto será realizado em parceria com o Museu Dinâmico de Ciências de Campinas e com o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Foi organizado por Silvio Seno Chibeni, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Unicamp e por Antônio José Silva Oliveira, professor da UFMA, em estágio de pesquisa no Labjor. O projeto conta com a colaboração de pesquisadoras do Labjor e alunos.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2016 ocorre dos dias 17 a 23 de outubro e sua programação completa e mais detalhes sobre o evento serão divulgados mais próximos de sua data, no site da Semana Nacional de C&T, na página do Labjor e do Programa Oxigênio, além das redes sociais. A Unicamp vai criar também um site para divulgar todas as atividades relacionadas à Semana.

Além desses dois projetos que foram beneficiados pelo edital do MCTIC, o Labjor estará capitaneando mais uma atividade de divulgação científica no período. Trata-se da exposição interativa Arcos de Luz, que levará ao saguão do Planetário do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, no Parque Taquaral, experimentos que irão ajudar o público a entender conceitos relacionados à Luz – formação, difusão, reflexão, entre outros. O projeto está sendo coordenado pela jornalista Mariluce Moura, em parceria com as empresas Peripécia e Conecta, e conta com a coordenação científica dos físicos José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física Gleb Watagin, da Unicamp, Alberto e Adriana Tufaile, da USP. A proposta é parte do Projeto Ciência na Rua.

SNCT

A Semana Nacional foi realizada pela primeira vez no Brasil em 2004, por iniciativa do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência, ligado à recém-extinta Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (agora também de Comunicações).