Últimas notícias
MDCC Edital 2022/2023
INSCRIÇÕES PRORROGADAS: Oportunidade de Bolsa Fapesp de Pós-doutorado para projeto VOICES que investigará acesso aberto, divulgação científica e impactos na sociedade.
Prêmio FCW de Arte 2022 abre inscrições 
Carlos Joly é o ganhador do Prêmio FCW de Ciência 2022
Colóquio Internacional aborda comunicação publica da ciência e tecnologia
Portal da Imprensa lança especial de Jornalismo Científico
Centro Cultural recebe exposição Ancestralidades mais que humanas
Fapesp lança livro em comemoração aos 60 anos
Pesquisadoras do Labjor estarão no Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência
Lançamento da coletânea TIC, Governança da Internet e Gênero – Tendências e Desafios

Arquivo de notícias

Novos horizontes da informação


Notícia publicada em: 18 de fevereiro de 2015

Acontecimentos recentes relativos a vigilância, espionagem, e vazamento de dados mobilizaram atenções em todo mundo, ao mesmo tempo em que desestabilizaram uma série de práticas e de sentidos até então dados como estáveis. Julian Assange e Edward Snowden são as figuras emblemáticas desse cenário, mas que ao mesmo tempo podem ser vistos apenas como a precipitação de muitos aspectos já anunciados por estudiosos – quer sejam aqueles que tipificam a contemporaneidade como “sociedade da informação”, como “sociedade de vigilância”, ou “sociedade de controle” entre muitas possibilidades.

A disputa (ou a guerra) por informação tornou-se mais clara com esses casos, e para além disso destacou a premência de debates amplos sobre o tema. A centralidade da informação é sublinhada nessa proposta de fórum como questão tática e estratégia crucial na sociedade atual, para as mais diversas esferas. Este fórum pretende abordar algumas das transformações contemporâneas conectadas a essa centralidade que estão ocorrendo em diferentes áreas como da comunicação e do jornalismo, da economia e do direito, e os rearranjos que ora assistimos nas relações de poder e nos modos de resistir.

O evento irá reunir especialistas desse campo de estudos e pesquisas que começa a ser conhecido como “estudos de vigilância” (surveillance studies) e vem se estabelecendo no cenário internacional, nos últimos 20 anos, como uma abordagem de diferentes aspectos do tema, os quais não podem ser compreendidos de forma isolada pelas diferentes disciplinas, mas apenas com a interação desses saberes e na constituição de um campo multidisciplinar. A conferência de abertura, de David Lyon deverá trazer esse panorama para o público a partir da ideia de ubiquidade da vigilância informacional na vida cotidiana, marcada por acontecimentos recentes como as revelações de Edward Snowden sobre processos de vigilância no mundo e as do Wikileaks, de Julian Assange.

A programação completa pode ser verificada no site.

 

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588
Ver endereço para envio de correspondências
LABORATÓRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMO - UNICAMP